twitter

Florestar Braga: 600 árvores para preservar a Ribeira de Panoias

Florestar Braga: 600 árvores para preservar a Ribeira de Panoias
Fotografia CM Braga

Redação

Publicado em 21 de novembro de 2024, às 12:12

Foram escolhidas árvores nativas, essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas ribeirinhos e para a proteção dos cursos de água.

Uma iniciativa no âmbito do programa Florestar Braga realizou a plantação de 600 árvores na galeria ripícola do Rio Torto (também conhecido como Ribeira de Panoias), numa parceria entre a Câmara Municipal e a UF de Merelim S. Pedro e Frossos.

"O programa Florestar Braga é um caso de sucesso que está totalmente enraizado no concelho. Ao longo das várias edições tem-se registado um incremento muito significativo no número de participantes, o que nos dá a certeza de que a população gosta do projeto e adere às iniciativas que lhe estão associadas", segundo disse o vereador Altino Bessa.

Para o vereador, o Florestar Braga é já uma ‘marca’ de referência no âmbito dos programas de preservação ambiental. 

"Além de educar para a preservação da floresta e das espécies autóctones, o programa reúne também uma vertente social muito própria. As atividades têm a capacidade de envolver a comunidade em prol de uma causa ambiental e permitem, em simultâneo, que o ato de plantar árvores seja também um momento de socialização entre diferentes gerações. Só assim, acolhendo toda a população, é possível educar e sensibilizar toda a comunidade para a preservação do ambiente", referiu.

A atividade de plantação contou com a participação do CNE Agrupamento 25 - Merelim S. Pedro, da Associação Grupo de Adolescentes de Frossos (AGAF) e do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado. À atividade juntou-se também um grupo de cidadãos, permitindo, assim, a interação entre as várias esferas locais.

A escolha das espécies para a ação no Rio Torto/Ribeira de Panoias priorizou árvores nativas, essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas ribeirinhos e para a proteção dos cursos de água.