O PCP divulgou esta quarta-feira, através de Vítor Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Braga, e de João Baptista, membro da Assembleia Municipal, um conjunto de propostas para o Concelho de Braga e região envolvente apresentadas pelo Partido em sede de discussão do Orçamento de Estado, na especialidade, e que espera ver aprovadas na Assembleia da República.
Entre as propostas destacam-se, entre outras, a construção de uma nova ala cirúrgica no Hospital de Braga (HB) durante o ano de 2025, e a criação de uma ligação ferroviária directa entre Braga e Guimarães.
Em conferência de imprensa, à porta do Hospital de Braga, Vítor Rodrigues, disse que a ampliação da unidade de cirurgia do HB é essencial para reduzir os custos em contratação de serviços externos e melhorar as condições de resposta aos doentes.
O HB, que serve uma população de cerca de 1,2 milhões de pessoas dos distrito de Braga e Viana do Castelo, possui 13 salas operatórias, mas, segundo o PCP, são insuficientes para a «taxa de ocupação muito elevada», o que levou a «tomar a opção de alugar instalações em unidades privadas de forma a recuperar as listas de espera».
De acordo com os números divulgados pelo PCP, durante os anos de 2021 e 2022, o HB pagou cerca de 13,7 milhões de euros para fazer 19.200 cirurgias em instalações privadas e em Misericórdias.
Além do investimento no Hospital, o PCP volta a propor a criação de uma ligação ferroviária direta entre Braga e Guimarães, assim como a implementação de um passe intermodal para melhorar a mobilidade na região.
«É a primeira vez que apresentamos esta proposta para a criação de um passe intermodal e interregional. Visa alargar a intermodalidade às duas Comunidades Intermunicipais do Cávado e do Ave, e também em conjunto com a Área Metropolitana do Porto, para que seja possível com um só passe intermodal circular em todas estas áreas», explicou o vereador Vítor Rodrigues.
O deputado municipal João Baptista considerou a ligação ferroviária entre Braga e Guimarães uma obra «fundamental» para ligar diretamente estas duas cidades num território com um universos de 400 mil pessoas.
A nível de infraestruturas, o PCP apresentou ainda uma proposta para a requalificação da EN 101, no troço Braga-Guimarães, com a criação de passeios, vias para veículos lentos nas subidas, parques de paragem nas paragens de autocarros, de maneira a melhorar a fluidez do trânsito aos longo dos cerca de 18 Km que unem os limites urbanos das duas cidades.
«As populações estão muito mal servidas com a atual Estrada Nacional 101», notou João Baptista.
A requalificação da EN 103, entre Vieira do Minho e o Gerês, é outras das propostas apresentadas pelo PCP que pretende ainda que o Governo assuma a construção integral da Variante do Cávado, uma via apontada como «essencial para a mobilidade de pessoas e mercadorias dos concelhos de Braga, Vila Verde e Amares».
«A variante do Cávado é fundamental para desanuviar todo o fluxo rodoviário que chega à circular urbana de Braga, permitirá retirar todo o trânsito da cidade em direção à A3 e A11, para Barcelos, Guimarães, Famalicão e Porto, e que vê-se obrigado a passar no famoso Nó do Infias e na Rotunda das Piscinas», sublinhou João Baptista.
Vítor Rodrigues e João Baptista esperam que o PSD, o CDS e o PS, que plano local dizem defender estes investimentos, sejam coerentes e votem as propostas apresentadas pelo PCP.