A cidade de Braga vai passar a contar com contentores para recolha e reciclagem de cápsulas de café usadas. A AGERE apresentou hoje a campanha Recaps, numa parceria com a Associação Industrial do Café (AICC).
A AGERE vai disponibilizar às Juntas e Uniões de Freguesia e empresas municipais contentores específicos onde os munícipes poderão entregar as cápsulas de café usadas.
Os primeiros contentores foram entregues à União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, à União de Freguesias de Lomar e Arcos e também às empresas municipais.
Com este novo sistema de recolha, os resíduos das cápsulas de café poderão ser corretamente valorizados, permitindo a recuperação de materiais como alumínio, plástico e a própria borra de café.
"O compromisso da AGERE com a sustentabilidade passa por encontrar soluções práticas que incentivem a separação e a correta gestão de resíduos. Com a adesão à campanha Recaps pretendemos envolver toda a comunidade Bracarense na reciclagem das cápsulas de café, como forma de encontrar alternativas sustentáveis para o tratamento deste tipo de resíduos”, afirmou Rui Morais, presidente do conselho de administração da AGERE na sessão que decorreu da sede da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade.
Rui Morais adiantou que a AGERE vai continuar a apostar em projetos de valorização dos resíduos. “O nosso objetivo é ir retirando dos indiferenciados tudo aquilo que tenha potencial de valorização. Vamos fazê-lo com os resíduos têxteis e com os resíduos perigosos”, referiu.
A recolha das cápsulas será feita pelos serviços da AGERE, que, em colaboração com a AICC, vai assegurar o encaminhamento dos resíduos para os centros de reciclagem, onde serão transformados em novos produtos.
Até ao final do ano, o projeto de recolha e reciclagem de cápsulas de café usadas será alargado aos Agrupamentos de Escolas do Concelho.