A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS Braga) junta-se às comemorações do Dia Mundial da Prematuridade, que se assinalou este domingo, dia 17 de novembro, celebrando as histórias de superação destes «pequenos-grandes heróis» e destacando o progresso contínuo nos cuidados aos recém-nascidos prematuros.
Segundo o Hospital de Braga «entre janeiro e outubro deste ano, nasceram 181 bebés prematuros na ULS, um número semelhante ao de 2023, com 182 nascimentos prematuros. Entre estes, destaca-se o caso de um bebé que chegou ao mundo com apenas 685 gramas, demonstrando a complexidade e a delicadeza dos cuidados. A equipa multidisciplinar do Serviço de Neonatologia da ULS de Braga, liderada por Almerinda Barroso Pereira, rege-se pela procura de excelência.
Almerinda Barroso Pereira salienta que, em 2024, a equipa não enfrentou dificuldades extraordinárias, mas manteve-se fiel ao seu compromisso diário de lutar pelos melhores cuidados aos bebés prematuros. «Os nossos profissionais são altamente especializados e utilizam técnicas minimamente invasivas, adaptadas às necessidades de cada recém-nascido. Graças a isso, temos conseguido melhorar o prognóstico dos nossos pequenos de forma contínua», explica.
A evolução nos cuidados neonatais tem permitido tratar prematuros cada vez mais leves e frágeis, como é o caso de Manuel e Matilde, irmãos gémeos, que nasceram com apenas 28 semanas e 2 dias de gestação, pesando cerca de 1000 gramas cada.