twitter

Bracarense João Paulo Macedo homenageado no Festival de Cinema Curta Açores 2024

Fotografia DR

Francisco de Assis

Jornalista

Publicado em 16 de novembro de 2024, às 10:05

Reconheceu o mérito do Presidente da Federação Internacional de Cineclubes e por ser a primeira vez que um português ocupa o cargo.

O bracarense João Paulo Macedo, presidente da Federação Internacional de Cineclubes e a Federação Portuguesa de Cineclubes, foram os homenageados do “XV Festival de Cinema Internacional Curta Açores 2024”, num ano onde o cineclubismo foi o mote do festival. O evento decorreu, por estes dias, no «belíssimo» Teatro Ribeiragrandense, numa organização do Clube de Cinema da ribeira Grande, num espetacular ambiente cinéfilo.

Segundo a organização, João Paulo Macedo foi distinguido com o “Prémio Carreira”, «por ser a primeira vez que um cidadão português lidera tão prestigiada instituição», ou seja, preside à Federação Internacional de Cineclubes. 

De referir que o XV Curta Açores, que se realizou-se entre 4 e 9 de novembro, mostrou mais 30 curtas-metragens, num total de mais de 350 minutos de cinema.

 Com uma longa ligação aos cineclubes, João Paulo Macedo foi o primeiro português eleito para o mais alto cargo do cineclubismo mundial.

Tendo dirigido o Cineclube da Universidade de Évora durante vários anos, assim como o FIKE, um festival de cinema voltado para as curtas metragens, «Macedo foi sempre um programador responsável por ciclos e exibições especiais do melhor cinema em festivais e eventos internacionais, nomeadamente em Itália, Brasil, Egito, Bulgária e Sérvia».

Presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes entre 2002 e 2008, é atualmente diretor técnico da Minho Film Commission e tem colaborado na produção e dinamização de filmes de Rodrigo Areias e Edgar Pêra, entre outros. 

A título de curiosidade, João Paulo Macedo vai estar no júri do “Festival de Tanger”, na próxima semana; e no Festival do novo cinema latinoamericano de la Havana, em Cuba, de 5 a 13 de dezembro.

No que concerne a curtas metragens 2024, o cineasta com maior número de prémios arrecadados foi Tiago Pimentel, que venceu os prémios “Melhor Curta de Ficção” e “Grande Prémio do Público” com “Era uma vez o Apocalipse”. 

O prémio “Melhor Curta Açoriana” foi para Fernando Nunes com o filme “Três Haikais, Um Peixe Surfista e uma Canção de Amor para o Areal”.