A segunda edição do festival internacional de curtas-metragens de ciência de Braga vai decorrer de 16 a 24 de novembro, apresentando 80 filmes de 32 países, anunciou hoje a Universidade do Minho (UMinho).
Em comunicado, a UMinho refere que o festival é “totalmente gratuito e sobretudo online”, mas propõe também 10 sessões em espaços de Braga, como o mercado municipal, um shopping e instituições de ensino.
Trinta e sete curtas-metragens vão ter estreia nacional e há quatro em estreia mundial. Entre as estreias mundiais, contam-se as portuguesas ‘Exploring the importance of ponds’, animação de José Teixeira, do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), e “pill”, curta-metragem experimental da associação cultural Marionet.
No total, o festival, organizado por ex-alunos do mestrado de Comunicação de Ciência da UMinho, com o apoio institucional da Escola de Ciências e do Instituto de Ciências Sociais e o patrocínio da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, apresenta em competição 80 curtas-metragens de documentário, animação, experimental e ficção, após uma seleção entre 2.100 obras candidatas de 114 países.