O vice-presidente da AEB, Varico Pereira, afirmou esta quarta-feira que «a produtividade em Portugal tem de deixar de ser das mais baixas da União Europeia e o seu aumento faz-se com mais inovação, com mais retenção de talento, com mais atração de investimento e capital e om uma melhoria geral na gestão das nossas empresas e organizações».
A ideia foi defendida no âmbito da conferência ‘O Futuro da Economia em 2025 - Outlook Financeiro UB’, organizada pela AEB, ACEGE, UBS e InvestBraga, que decorreu no Hotel do Elevador, em Braga. O evento teve como objetivo analisar as tendências financeiras e as perspetivas económicas para 2025, e contou com intervenções de destaque que abordaram temas essenciais para o desenvolvimento empresarial e a tomada de decisões estratégicas.
Na abertura destacou ontem a relevância de iniciativas conjuntas como esta para a capacitação de empresários e gestores, felicitando a ACEGE e a InvestBraga pela colaboração. «É inquestionável a importância dos colegas empresários e gestores estarem informados sobre a evolução expetável da economia mundial e, em particular, o que se espera que possa acontecer nos nossos principais mercados e parceiros comerciais de Portuga«, afirmou, referindo-se ao impacto direto que estas informações terão na preparação para 2025.
Gil Carvalho, da InvestBraga, reforçou a importância de compreender as tendências para uma tomada de decisão estratégica, sublinhando a necessidade das empresas se manterem competitivas. Por sua vez, Fátima Amorim, da ACEGE, defendeu o valor das parcerias nos negócios, sublinhando que «trabalhar em conjunto proporciona mais segurança e melhores resultados», e destacou a importância de valores éticos e informação credível para decisões empresariais bem fundamentadas.
Carlos Lima, da UBS, destacou a relevância da proximidade entre instituições financeiras e empresários, referindo que a partilha de informações é essencial para ajudar as empresas a prosperar. Tiago Saraiva, Senior Investment Consultant do UBS, abordou o cenário económico atual, prevendo um ambiente favorável para os próximos anos.