O Hospital de Braga vai ser palco, no dia 5 de novembro, das celebrações do Dia Mundial do Cuidador, com um evento dedicado ao reconhecimento e valorização do papel fundamental dos cuidadores informais em Portugal.
A iniciativa vai incluir sessões sobre temas de relevo para o setor, nomeadamente “Parceria de Cuidados,” “Intervenção das UCC” e “Recursos na Comunidade CCEA.” Estes tópicos visam promover a partilha de conhecimentos e de estratégias para fortalecer o apoio aos cuidadores informais, divulgando ainda os diversos recursos disponíveis na comunidade.
Durante o evento, vai ser assinado um protocolo de colaboração entre a Unidade Local de Saúde de Braga e a Associação de Cuidadores, Familiares e Amigos de Braga. Este protocolo, explica a ULS de Braga, “reforçará o compromisso de ambas as instituições no desenvolvimento e promoção de iniciativas que visem a capacitação dos cuidadores informais e a difusão dos seus direitos, promovendo, ao mesmo tempo, a saúde e o bem-estar destes cuidadores essenciais”.
Estima-se que existam atualmente cerca de 1,4 milhões de cuidadores informais no país, representando, aproximadamente, 10% da população portuguesa, e cuja atuação é essencial no apoio a pessoas dependentes. “O evento reforça o compromisso da ULS Braga em apoiar os cuidadores informais, sublinhando o seu papel indispensável e contribuindo para um sistema de saúde mais inclusivo e colaborativo”, refere a nota.