O Circuito - Serviço Educativo Media Arts inicia o mês de novembro com a apresentação final da ODE - Orquestra de Dispositivos Eletrónicos, que decorre no sábado, dia 2, às 18h00, no gnration.
Desde fevereiro que o grupo dirigido por Rui Souza explora as potencialidades dos dispositivos eletrónicos num local de encontro e partilha, e apresenta agora, depois do INDEX e da Noite Branca, um espetáculo com visuais de Fernando Kopp.
No dia 9 de novembro, às 10h00, no gnration, as crianças a partir dos três anos poderão assistir a um workshop de música - “Brincadeiras digitais” -, uma oficina que dá continuidade à atividade “Música para Crianças: Brincadeiras Analógicas”, que decorreu em outubro, embora esteja aberta a todos, independentemente da participação anterior.
Como extensão ao seu espetáculo no gnration, também no dia 9, às 10h30, Matthias Puech orienta o BMA lab: Inventar música, compor instrumentos, onde propõe analisar como a estética musical e o design técnico se influenciam mutuamente no contexto da música experimental e eletroacústica.
Nos dias 9 e 16, entre as 10h00 e as 12h30, Carolina Franco e João Gabriel Ribeiro, da plataforma Shifter, lecionam a Formação de Professores “A Inteligência Artificial para lá da superfície”. Nesta ação de curta duração, promover-se-á uma reflexão sobre a Inteligência Artificial, as suas potencialidades e como utilizá-la de forma esclarecida.
Entre os dias 12 e 14, no gnration, nos WE! Workshops de Experimentação: O som dos espaços, o público escolar e pessoas com necessidades específicas irão experimentar a relação entre o som e o espaço através da escuta ativa e de experiências simples e divertidas.
No sábado, dia 23, às 15h00, o Theatro Circo acolhe “O Sr. George não tem nada a ver com isto: sessão de cinema infantojuvenil”, uma seleção de curtas-metragens da Confederação - Coletivo de Investigação Teatral que promete deixar os mais novos a imaginar outras formas de ver o mundo.
Ainda no dia 23, o Circuito promove visitas guiadas às instalações e exposições do gnration às 10h00, 11h00 e 12h00, com interpretação LGP através de pedido por e-mail para [email protected].
No dia 30, às 10h30, a artista multimédia Leah Singer e o guitarrista e compositor Lee Ranaldo orientam o BMA lab “Considering the Shadow”, uma masterclass onde conduzirão o público por uma jornada inspirada na obra da artista plástica Lourdes Castro.
Ainda no dia 30, a partir das 15h00, no âmbito da AcustiCidade, Marta Moreira e Pedro Sousa guiam o público a partir de um trabalho de recolha e investigação junto dos lugares vizinhos de Maximinos, Sé e Cividade.