twitter

Mudança de local do Mercado de Natal de Braga é "pagar o preço do sucesso"

Mudança de local do Mercado de Natal de Braga é "pagar o preço do sucesso"
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 24 de outubro de 2024, às 17:00

Ricardo Rio refere que a mudança de espaço se prende apenas com questões de logística e segurança.

O Mercado de Natal de Braga, que se vai realizar de 1 a 24 de dezembro, vai mudar-se este ano do Campo da Vinha para a Avenida Central. O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, justifica a relocalização do evento como o “pagar o preço do sucesso”, devido à “atratividade” que este mercado tem ganho.

“Nós, nestas iniciativas, temos sempre tentado atender a várias questões. Uma delas obviamente é a de promover alguma descentralização, para não ser sempre nos mesmos locais que cada uma destas iniciativas se realiza. Mas obviamente também tentamos assegurar aquilo que para nós é absolutamente fundamental, que é a segurança e o conforto, quer para quem lá está a expor e a comercializar os seus produtos e serviços, quer para a quem lá se dirige para poder visitar o Mercado”, comenta o autarca, em declarações ao Diário do Minho.

Ricardo Rio assegura ainda que a necessidade da mudança assenta no “sucesso” que o Mercado de Natal de Braga tem tido ao longo dos anos: “A verdade é que vamos pagando o preço do nosso sucesso. De ano para ano, de edição para edição, o Mercado de Natal tem ganho atractividade, tem vindo a ter mais participantes”. 

O evento decorreu, em 2022, na Praça do Município, mas no ano passado foi deslocado para o Campo da Vinha, já por uma necessidade de mais espaço. “Nós passamos daqui da Praça do Município para o Campo da Vinha precisamente porque precisávamos, na altura, de ampliar esse mesmo espaço. Verificou-se que aquela não era uma solução muito ágil. Se o foi, por exemplo, ao nível da Noite Branca, que foi uma grande vantagem essa mudança, no Campo da Vinha não funcionou tão bem o Mercado de Natal. E, portanto, vamos para um espaço central da nossa cidade, amplo, com todas as condições de circulação, onde vão decorrer também várias outras atividades e, portanto, fica ali de certa forma centralizado, junto à arvore, também o Mercado de Natal”, conclui o presidente da Câmara Municipal.