twitter

Plano de Ação da LOC/MTC de Braga para ano 2024-2025 foca-se no trabalho digno e no direito à habitação

Plano de Ação da LOC/MTC de Braga para ano 2024-2025 foca-se no trabalho digno e no direito à habitação
LOC/MTC quer contribuir para a solução do problemas na região
Fotografia DR

Publicado em 23 de outubro de 2024, às 14:01

Medidas para o novo ano da organização vão ser aprovadas em Assembleia Diocesana a realizar no próximo sábado

A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) da Arquidiocese de Braga elege a luta pelo trabalho digno e pelo direito à habitação como pontos centrais do seu Plano de Ação para o ano 2024/2025. 

O documento, que vai ser apresentado na Assembleia Diocesana do próximo sábado, promete uma atenção especial da organização às mais variadas formas de exploração da pessoa humana e a promoção de «uma nova dinâmica» na relação da humanidade com a “Casa Comum”.

O ponto de partida da LOC/MTC de Braga é o sentimento de agravamento, na região, das diversas realidades que afetam a vida humana, em áreas que vão do trabalho à saúde, da habitação à família, das migrações à urgência ecológica. 

Mas ao quadro pessimista que resulta da análise à situação atual das «realidades mais marcantes» da vida de todos os dias, a LOC/MTC contrapõe «a esperança» que é potenciada pelo Jubileu de 2025. 

«O próximo ano é um ano muito importante na vida dos militantes da LOC/MTC, não só porque é o Ano Santo, desta vez sobre a Esperança - “A Esperança não engana” - como também é o ano de congresso do Movimento, que terá como título “Evangelizar dignificando o mundo do trabalho”», afirma o Plano de Ação para 2024-2025, que compromete a organização com as «linhas orientadoras do movimento nacional: “Dignificar o Trabalho, Cuidar da Casa Comum”». 

O compromisso de responder «aos desafios» da realidade da região, é assumido no âmbito da missão evangelizadora da organização. «Queremos ser testemunhas do Evangelho nas fábricas, nos escritórios, na prestação de serviços e cuidados, na proximidade com os vizinhos, na participação e na intervenção nas associações, nos sindicatos, nas autarquias; queremos implicar os nossos grupos de base num constante ver, julgar e agir, acreditando implicitamente que Deus, está connosco, caminha connosco e ajuda-nos a desbravar caminhos novos», sublinha a LOC/MTC de Braga.