A freguesia de Espinho recebe no sábado, dia 26 de outubro, o programa cultural Descentrar, com um dia completo de atividades. O programa vai ser um convite a toda a população a viver a cultura, desfrutando de cenários de beleza natural.
Pelas 11h00, na Junta de Freguesia de Espinho, o público infanto-juvenil é convidado a participar na hora do conto e oficina “O Canto da Serra-Mãe”, apresentada pela Paleta de Letras. Nesta sessão, a contautora Estefânia Surreira vai levar os participantes a viajar na magia das palavras, enquanto a Dina Sachse ilustra as personagens da obra. Os interessados em participar devem efetuar a sua inscrição através da plataforma do EventBrite.
A tarde, a partir das 15h00, vai ser passada a calcorrear a Grande Rota da Serra dos Picos - Percurso de Espinho com a iTINERIS. O ponto de encontro está marcado para o Parque de estacionamento do Santuário do Sameiro. Com uma extensão de oito quilómetros e uma dificuldade nível 3 (entre 1 e 5), o trilho tem uma duração estimada de três horas. Entre o monte Sameiro e a Serra dos Picos esta caminhada vai percorrer o troço da Grande Rota da Serra dos Picos da freguesia de Espinho. Ao longo do trajeto, percorrem-se caminhos agrícolas e florestais numa envolvente onde a pecuária e a agricultura se revelam na paisagem combinando-se com a floresta e com o património edificado. A caminhada vai passar junto ao Santuário do Sameiro, junto à Mata do Bom Jesus e junto à Capela de Santo António. A iniciativa está limitada a 50 participantes e as inscrições devem ser efectuadas através do EventBrite.
Pelas 18h00, no Auditório da Junta de Freguesia de Espinho, vai ser apresentada a peça “A Farsa do Advogado Pathelin” pelo Grupo de Teatro D’ART. A Farsa do Advogado Pathelin é uma peça de teatro francesa composta no fim da Idade Média, por volta de 1460. É considerada a primeira comédia da literatura francesa.
A fechar a jornada cultural, realiza-se um Concerto Comentado, na Igreja Matriz Paroquial de São Martinho de Espinho, a partir das 21h30 com Gonçalo Filipe Sousa (harmónica cromática) e Orquestra Sinfonietta de Braga. A Sinfonietta de Braga convida o público a um passeio musical por diferentes culturas e épocas, num concerto repleto de diversidade do folclore musical. As “Duas Melodias Nórdicas” de Edvard Grieg evocam a beleza do norte europeu, enquanto as “Seven Folk Pieces” de Alan Hovhaness trazem uma abordagem inovadora da música folclórica grega.