twitter

Nova residência artística vai avivar memórias dos seniores de Braga

Nova residência artística vai avivar memórias dos seniores de Braga
Fotografia DR

Redação

Publicado em 11 de outubro de 2024, às 15:08

"Livro de Memórias" decorre de 21 a 26 de outubro no Mercado Municipal.

“Livro de Memórias” é o título na nova residência artística promovida pelo município de Braga destinada aos seniores. O objetivo da iniciativa é avivar recordações e fazer perdurar as lembranças no tempo, conservando usos, tradições ou simples momentos do dia-a-dia.

Na semana de 21 a 26 de outubro, pelas 10h00 e 15h00, os seniores são convidados a levarem consigo, para a atividade, fotografias ou cópias de fotografias suas e de pessoas com quem tenham memórias, que possam ser recortadas. A iniciativa vai decorrer no Mercado Municipal e tem como curadoria artística Paula Delecave, natural do Rio de Janeiro, designer e ilustradora. A responsável trabalhou para revistas e editoras no Rio de Janeiro e em São Paulo e mais recentemente tem vindo a trabalhar com diversos artistas em Portugal tendo recentemente lançado o livro “O avô tem uma borracha na cabeça”, editado pela Porto Editora, parceria com texto de Rui Zink, onde utilizou a colagem como linguagem.

Na residência artística “O Livro das Memórias”, Paula Delecave traz a linguagem da colagem e o imaginário do livro, memória e esquecimento, onde através das artes plásticas, os participantes vão poder não só desenhar o seu próprio livro de memórias, como também viajar por diferentes épocas sem sair do mesmo lugar.

As atividades integram-se no «ATLAS – Programa de Mediação Cultural do Município de Braga», alinhado com a Estratégia Cultural de Braga 2020-2030. Os interessados em participar na iniciativa devem efetuar a sua inscrição através do formulário https://forms.office.com/e/9LzmcXg40y. As informações podem ser solicitadas através do email [email protected].