twitter

Braga assinalou Dia Mundial da Saúde Mental

Braga assinalou Dia Mundial da Saúde Mental
Fotografia DR

Redação

Publicado em 11 de outubro de 2024, às 14:51

Cerca de três mil alunos estiveram no Forum Braga para assistir à peça de teatro “Querida Sofia”.

O Município de Braga, a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Escola Profissional Profitecla promoveram esta quinta-feira, dia 10 de outubro, uma iniciativa de sensibilização sobre a Saúde Mental. Cerca de três mil alunos estiveram no Forum Braga para assistir à peça de teatro “Querida Sofia”, que teve como objetivo sensibilizar para a Saúde Mental, assim como para a violência no namoro e a violência doméstica, as dependências e o impacto que as mesmas podem ter no bem-estar e na saúde mental dos jovens.

Tendo como temática de fundo os desafios que os jovens de hoje enfrentam, esta iniciativa procurou promover o debate em torno de problemáticas muito impactantes e que influenciam diretamente as vivências destes na sociedade atual. Paralelamente a esta iniciativa, mais de uma dezena de parceiros construíram um “Espaço Oportunidades”, promovendo informação, sensibilização e consciencialização dos participantes para os temas, bem como a oportunidade dos jovens para interagirem diretamente com as instituições.

Participaram neste espaço de oportunidades a PSP, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Braga, a Cáritas Arquidiocesana de Braga, a delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa, as Irmãs Hospitaleiras de Braga, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), a ARS Norte – Saúde Escolar, o Instituto Português do Desporto e da Juventude, os Bombeiros Sapadores de Braga, o Gabinete de Informação e Acolhimento para a Igualdade (GIAPI) e a Unidade de Juventude do Município de Braga.

Para a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, Carla Sepúlveda, “esta iniciativa é extraordinariamente importante, quer pelos temas abordados, quer pelo público que participou, e pelo número de parceiros envolvidos”.