twitter

Festival Utopia convida a resolver enigma “quem é o assassino?”

Festival Utopia convida a resolver enigma “quem é o assassino?”
Fotografia DR

Redação

Publicado em 09 de outubro de 2024, às 14:47

Experiência imersiva decorre no dia 22 de novembro à noite, no Salão Nobre da Associação Empresarial de Braga.

Um verdadeiro tabuleiro de “Cluedo”, recriado na vida real. No dia 22 de novembro, a partir das 20h00, o salão nobre da Associação Empresarial de Braga recebe uma experiência imersiva, que desafia os participantes a encarnar as personagens do livro “Enquanto o Fim Não Vem”, de Mafalda Santos, e a encontrar a resposta a uma questão: “quem é o assassino?”. O Jantar Mistério é uma das propostas da programação do Festival Literário Utopia, que regressa a Braga para a sua segunda edição, entre 15 e 24 de novembro.

Com dinamização da autora, a atividade propõe uma recriação do livro policial, durante a qual, ao longo de duas horas e meia, os “convidados” vão dar vida a personagens como Afonso, Gabriela ou o inspetor Lopo. Publicado em 2023, “Enquanto o Fim Não Vem” relata o mistério em torno do assassinato de Laura e a busca pelo culpado – ou culpados –, desvendando camadas inesperadas e possibilidades que surpreendem os leitores. Partindo desta narrativa, o Jantar Mistério assume-se como uma experiência singular, que põe à prova os aspirantes a detetive.

Mafalda Santos destaca-se por uma atividade profissional eclética, com atuação em diversas áreas: de guionista de teatro e televisão a encenadora, passando pelo ensino de Interpretação. Além da obra que inspira o Jantar Mistério, é autora de outros livros como “Conta-me, Escuridão” e “Do Outro Lado”. 

As inscrições na atividade já estão abertas, sendo possível reservar o lugar através do site “festival-utopia.pt”. O bilhete custa 30 euros e inclui refeição. A leitura prévia do livro “Enquanto o Fim Não Vem” é aconselhada, de forma a garantir uma experiência mais imersiva.

Esta atividade insere-se no festival “Utopia”, que, durante dez dias, transforma Braga num ponto de encontro para leitores e autores, reunindo alguns dos nomes mais sonantes da cena literária nacional e internacional. No total, mais de uma centena de convidados vão passar por esta segunda edição, que tem como mote ““Toda a literatura é uma utopia”.

J.M.G. Le Cézio – galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, em 2008 –, e Paula Hawkins – autora de “A Rapariga no Comboio” –, assim Aline Bei, Capicua, João Tordo, Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, Madalena Sá Fernandes, Maria Francisca Gama, Martim Sousa Tavares e Valter Hugo Mãe são nomes já confirmados.