twitter

Assembleia Municipal aprova orçamento que vai permitir BRT

Assembleia Municipal aprova orçamento que vai permitir BRT
Fotografia DR

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 07 de outubro de 2024, às 10:00

Alteração do Orçamento e Plano de Investimentos 2024 dos TUB.

O Bus Rapid Transit- BRT, foi esta sexta-feira, um dos pricipais pontos da sessão extarordinária da Assembleia Municipal de Braga, que votou favoravelmente à alteração orçamental modificativa do Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos 2024 dos TUB- Transportes Urbanos de Braga.

No Auditório José Sarmento, no Mercado Cultural do Carandá, o deputado da Iniciativa Liberal (IL), Bruno Miguel Carvalho, voltou a manifestar a preferência que o seu partido sempre demonstrou pelo metro de superfície, apresentando, porém, o voto favorável da IL e admitindo que «o BRT pode resolver alguns problemas de mobilidade» em Braga, em complemento com a construção de mais vias cicláveis, construindo uma mudança modal em Braga para transportes mais amigos do ambiente.

Deixou, contudo, o alerta que «é imprescindível uma campanha de divulgação que explique aos cidadãos as vantagens do BRT» e mostrou a sua preocupação acerca do cumprimento dos prazos de execução do mesmo.

Por seu turno, José Carlos Vaz da Silva, do Aliança, considerou que o BRT, que terá investimento de 100 milhões financiados pelo PRR, «oferece uma alternativa rápida e segura e é relevante no contexto dos objetivos do desenvolvimento sustentável», definindo ainda o novo sistema de transporte como «um símbolo da visão de Braga para o futuro».

A obra foi também definida pelo CDS-PP como «importante na mobilidade urbana em Braga», uma definição complementada pelo Partido Popular Monárquico (PPM), que considerou que o projeto foi «uma janela de oportunidades dos fundos europeus, que foi aproveitada pelo Município».

A CDU optou por se abster da votação, com a deputada Sandra Cardoso a apresentar razões para tal, designadamente o facto da Coligação não partilhar ou compreender as razões que fundamentaram a escolha técnica do BRT e desconhecer como será efetuada a articulação do projeto dos TUB com outros transportes, em regime de intermodalidade.