twitter

BragaHabit apresenta soluções inovadoras para alojamento de refugiados em workshop das Nações Unidas

BragaHabit apresenta soluções inovadoras para alojamento de refugiados em workshop das Nações Unidas
Fotografia DR

Redação

Publicado em 06 de outubro de 2024, às 10:07

Carlos Videira participou no painel de discussão sobre habitação durante o "Regional Municipalities Workshop".

O administrador Executivo da BragaHabit, Carlos Videira, participou no painel de discussão sobre habitação durante o "Regional Municipalities Workshop", promovido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, que teve lugar em Cascais, nos dias 3 e 4 de outubro. A intervenção de Carlos Videira destacou a importância de políticas habitacionais flexíveis e colaborativas para facilitar a integração de refugiados e migrantes.

O administrador da BragaHabit deu conta das soluções de alojamento desenvolvidas pelo Município de Braga para apoiar refugiados e migrantes em situações de vulnerabilidade, nomeadamente o programa Porta de Entrada - Apoio Urgente ao Alojamento. Este programa responde às necessidades urgentes de alojamento de pessoas temporária ou permanentemente privadas da sua habitação. Foi inicialmente destinado a refugiados ucranianos, com uma duração máxima de 18 meses, e aguarda agora a renovação do protocolo com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

A par do regulamento de apoio ao alojamento, o administrador da BragaHabit falou sobre o Centro de Alojamento Temporário para Migrantes. Em 2023, Braga candidatou-se à Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário para criar um centro de alojamento e desenvolvimento de competências para trabalhadores migrantes, com 16 soluções habitacionais de emergência.

Esta iniciativa contou com a participação de especialistas e representantes de várias cidades europeias, incluindo Karolina Wickiewicz da Habitat for Humanity, Jakub Mazur, do Município de Wroclaw, Dominika Nagyova, Chefe do Departamento de Apoio a Pessoas com Origem Estrangeira de Bratislava, e Meric Okuneþ, Gestor do Programa de Habitação, Agência de Desenvolvimento Metropolitano de Tessalónica.