twitter

UMinho lança observatório digital para valorizar a educação e os professores

UMinho lança observatório digital para valorizar a educação e os professores
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 03 de outubro de 2024, às 16:51

A UMinho vai lançar, no sábado, o portal "Nem1SemProfessor".

A Universidade do Minho (UMinho) vai lançar, no sábado, o portal "Nem1SemProfessor", um observatório digital dedicado a reunir e divulgar iniciativas que promovam a valorização da educação e dos docentes em Portugal, foi anunciado esta quinta-feira.

Em comunicado, a UMinho refere que o observatório faz parte da tese de doutoramento da investigadora Aline Veroneze, surgindo como resposta à necessidade de organizar informações sobre projetos que apoiam os professores e de melhorar a representação social da profissão. “Apesar de a sociedade portuguesa valorizar a educação, muitas iniciativas ainda são pouco conhecidas pelos próprios professores e escolas. Assim, o objetivo é encurtar estas distâncias, promovendo uma comunicação mais eficiente entre educadores, instituições e a sociedade em geral”, explica a doutoranda.

O portal www.nem1semprofessor.com oferece uma série de funcionalidades, como entrevistas com especialistas sobre os desafios e oportunidades no setor educativo. Reúne ainda uma galeria de iniciativas inovadoras desenvolvidas por instituições que apoiam a docência em Portugal, além de conter um repositório de recursos com materiais didáticos e referências de plataformas colaborativas para apoiar a formação contínua dos professores. Conta também com a área “Espaço do Professor”, dedicada a entrevistas com docentes que estão a promover impactos positivos nas suas comunidades escolares.

Prevista para janeiro de 2025, a segunda fase do projeto contará com uma ação coordenada que acontecerá ao longo da semana em que se celebra o Dia Internacional da Educação, estando programadas iniciativas com parceiros e instituições de forma a ampliar a mensagem de valorização do ensino e dos professores em Portugal. Essa campanha irá decorrer nas redes sociais dos envolvidos. Aline Veroneze frisa que “um movimento organizado pode gerar uma emergência no sistema e alcançar até mesmo jovens que não seguem conteúdos relacionados com profissão docente”.

O "Nem1SemProfessor" é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.