A Assembleia Municipal de Braga votou, por unanimidade, um voto de louvor às entidades de combate aos incêndios, sobretudo os últimos que vitimaram nove pessoas. Na sessão ordinária realizada na noite de segunda feira, os deputados municipais votaram, igualmente por unanimidade, um voto de pesar pelas vítimas dos incêndios, mas também apontaram caminhos para que estas tragédias não se repitam.
A bancada do PSD, através da deputada Ana Macieira, leu o documento, onde manifesta «um profundo sentimento de gratidão e respeito», aos «valentes Bombeiros Sapadores de Braga, aos Bombeiros Voluntários de Braga, à Proteção Civil, às Unidades Locais de Proteção Civil, às Equipas de Sapadores Florestais, à GNR, à PSP, à Polícia Municipal e a todos quantos estiveram na linha da frente durante os incêndios» que devastaram a região de Braga e Portugal em geral. No texto, o PSD expressou «lamento pelas nove vítimas» e pelo sofrimento dos mais de 170 feridos.
A bancada social democrata e através do voto aprovado, todos os deputados, aproveitaram para se congratular com a decisão do governo em recompensar os bombeiros com um bónus de 25 por cento «pelo seu heroísmo. É crucial que não nos esqueçamos da dimensão humana desta catástrofe». «Agradecemos sinceramente o empenho e a dedicação de todos os envolvidos. São um verdadeiro orgulho para todos nós e uma fonte de inspiração para a nossa cidade. A coragem e resiliência em tempos de crise reforçam a importância do trabalho em equipa e da união em prol do bem comum», pode ler-se.
O PS também fez aprovar um documento no mesmo sentido, mostrando «profundo reconhecimento» pelos bombeiros, «verdadeiros heróis sem capa». Também lembrou e homenageou as vítimas dos incêndios. O mesmo aconteceu com o CDS-PP, saudando aqueles que estiveram no terreno, a cuidar das pessoas e dos seus bens.
Quanto ao Bloco de Esquerda, também votou favoravelmente, mas considerou que é preciso dizer que «há culpados» e não são apenas os incendiários. «São também aqueles que permitem a plantação de eucaliptos, de forma descontrolada.
CDU quer que Bombeiro tenha Estatuto Social
A bancada da CDU também fez aprovar, por unanimidade, ainda que com reparos, por causa dos considerandos, uma recomendação “Valorização dos bombeiros e outras medidas de mitigadoras dos incêndios”.
Na proposta, a Assembleia Municipal recomenda o governo que reconheça o Estatuto Social do Bombeiro, «um passe indispensável para a dignificação da sua função , atribuindo-lhes a condição de profissão de risco e desgaste rápido, com o que daí resulta, com mecanismos de prevenção e compensação ou redução da idade da reforma».
Entre outras, a Assembleia Municipal de Braga recomenda ainda ao governo que avance para a concretização, no mínimo de 500 equipas de sapadores florestais, assim como a reconstituição do Corpo de Guardas Florestais, com aumento significativo dos seus efetivos. Também é pedida intervenção no preço da madeira. Recomendação mais criticada pelas outras bancadas.