O Theatro Circo acolhe, no próximo dia 11 de outubro, às 21h30, o projeto “A Luta Contínua”, uma apresentação musical criada para a celebração dos 50 anos do 25 de abril, encomendada pelo Centro Cultural de Belém. Além deste espetáculo, o mês de outubro no Theatro Circo será repleto de artes performativas, música e cinema, com destaque para o regresso do festival Semibreve, para a sua 14.ª edição, entre os dias 24 e 27 deste mês.
O espetáculo “A Luta Contínua”, já praticamente esgotado, conta com a colaboração dos Clã com vários artistas, nomeadamente A Garota Não, Ana Lua Caiano, Capicua e EU.CLIDES, e pretende destacar as fragilidades da democracia e novas ameaças e inquietudes, aspirando a continuação da luta pela liberdade.
A programação de outubro do Theatro Circo terá, entretanto, início no dia 3 de outubro, às 21h30, com a estreia do Frente e Verso, com os espetáculos Blackface, de Marco Mendonça - que terá lugar no Pequeno Auditório - e Cantar de Galo, da mala voadora - que acontecerá na Sala Principal, dia 4 de outubro às 21h3030. O Frente e Verso disponibiliza um passe geral para os dois espetáculos com preço reduzido.
No dia 12 de outubro, às 11h00, a Companhia de Espectadores - uma iniciativa dedicada à criação de um espaço de análise e reflexão sobre artes performativas - oferece a oportunidade de mediação e debate para os espetáculos Blackface e Cantar de Galo, apresentados anteriormente no Theatro Circo.
Ainda no dia 12, às 15h00, o Theatro Circo apresenta ao público Quinta dos Animais - uma peça inspirada pelo livro no mesmo nome, escrito por George Orwell em 1945 - dirigida por Tonan Quito e escrito por Inês Fonseca Santos. Nesta peça, pensada especialmente para o público infantojuvenil, os mais novos são convidados a protagonizar o espetáculo, refletindo de forma crítica sobre dinâmicas de poder, organização social e os perigos da exploração.
Mais cedo, às 11h, no Foyer do Theatro há também lugar para Conversas com Artistas, um diálogo reflexivo entre a atriz Cláudia Gaiolas e a investigadora e professora Francesca Rayne. Esta conversa irá debruçar-se sobre a importância de peças como Quinta dos Animais, escrita por Inês Fonseca Santos a partir da obra original de George Orwell. Este é um evento gratuito.
Na sexta-feira do dia 18, o trio de jazz galego Sumrrá, em parceria com o cantaor espanhol multidisciplinar Niño de Elche, apresenta o seu novo projeto musical, que funde influências galegas e espanholas. Este evento será na Sala Principal do Theatro Circo, às 21h30.
No dia 19, às 11h00, o Espaço Comum convida os mais jovens (dos 7 aos 12 anos) a sonhar e imaginar o que um Teatro pode ser e o seu papel na cidade de Braga. Este evento é gratuito e terá lugar no Foyer do Theatro Circo.
No último sábado do mês, no dia 26 às 15h, a residência artística de Júlio Cerdeira convida o público a dançar nas sombras do outro, através do workshop de dança gratuito HIDE TO SEEK: dance in your shadows, parte do programa de apoio à criação na área das artes performativas SUPRACASA, um projeto da Braga 25 - Capital Portuguesa da Cultura.
Como habitual, as noites de segunda-feira estão reservadas para o cinema: no dia 7 de outubro será exibido o filme Grand Tour de Miguel Gomes; no dia 14, Sorrisos de uma noite de Verão de Ingmar Bergman e por último, no dia 21, Fanny e Alexandre, também de Bergman.