A prova internacional “Escadórios da Humanidade”, que se realizará no próximo sábado, dia 28 de setembro, no Monte do Bom Jesus, em Braga, já bateu o recorde de participações, com 1.562 inscrições de bombeiros confirmadas, o que significa mais 193 do que no ano passado (1.369).
Segundo os números apurados esta semana pela organização 1.181 homens e 381 mulheres, bombeiros de 260 corporações, de nove países, já garantiram a sua participação na sexta edição da prova internacional “Escadórios da Humanidade”.
Para além de Portugal, que por ser país anfitrião, naturalmente terá mais participantes a subir os escadórios do Monte do Bom Jesus, deslocar-se-ão a Braga as delegações de Espanha, França, Polónia, Ucrânia, Roménia, Brasil, Cabo Verde e Venezuela.
Uma das mais valias desta prova é o facto de decorrer no Bom Jesus, que a UNESCO declarou Património da Humanidade, sendo que a organização da prova desportiva e de convívio tem promovido simultaneamente a reflorestação do Monte do Bom Jesus.
O padre Ricardo Fonseca, comandante dos Bombeiros Voluntários de Pinhel, fará a já tradicional bênção dos capacetes para os operacionais, entre outras iniciativas que decorrerão paralelamente à prova internacional Escadórios da Humanidade 2024.
«Este aumento constante e sustentado é a prova da afirmação contínua desta prova, com cada vez mais participantes, não só, mas também, oriundos de outros países», sustenta a organização, a cargo da Associações Família de Elite e ADN Eventos Desportivos.
A edição de 2024 da prova internacional começará às 09h00 do próximo sábado, no Pórtico do Escadório do Monte do Bom Jesus, em Braga, terminando já junto da Basílica, depois de uma subida íngreme sempre a correr.