A comunidade de Ferreiros volta a reunir-se, entre os dias 4 e 8 de setembro, para celebrar a Festa em Honra de Nossa Senhora da Misericórdia e da padroeira Santa Maria de Ferreiros, que terão o seu ponto alto com a realização da majestosa procissão entre a Igreja Paroquial de Ferreiros e a capela, que terá lugar às 16h00 de domingo.
Marcadas por uma forte devoção e cariz religioso e popular, as festividades contam com a participação das pessoas da freguesia, que se envolvem diretamente nos preparativos, mas também têm a virtude de atrair visitantes de praticamente todas as freguesias vizinhas.
O pároco da paróquia de Ferreiros, padre Marcelino Paulo, salienta a importância das festividades que, nos últimos anos, conseguiram estabelecer a ligação entre a Senhora da Misericórdia e a padroeira Santa Maria de Ferreiros, focando-se quer na Capela da Misericórdia, que encerra muitas das recordações dos ferreirenses, quer na dedicação da Igreja a Santa Maria de Ferreiros.
«Há uma longa tradição ligada à Capela da Misericórdia mas, nos últimos anos, temos recuperado ou implementado esta dinâmica entre a Igreja e a Capela, contando com um forte envolvimento da Comissão de Festas. A própria imagem de Santa Maria de Ferreiros, que não era habitual integrar a procissão, começou a participar e esta dinâmica tem crescido cada vez mais», revelou, salientando que «este ano há ainda a coincidência da procissão acontecer precisamente no dia da Senhora da Misericórdia, o dia do nascimento de Nossa Senhora, sendo o ponto alto da festa».

Comunidade participa ativamente
A preparação do desfile religioso tem envolvido a comunidade, quer na preparação dos andores, que vêm crescendo em número e em beleza de ano para ano, quer integrando o desfile como figurantes. «São cada vez são mais andores, o que bem demonstra que há um envolvimento cada vez maior das famílias e da comunidade», contou o pároco, revelando que é aguardada a presença do Motoclube de Braga, bem como do Rancho Folclórico de Ferreiros, que transportar o andor da Santa Maria de Ferreiros.
União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves volta a apoiar festas
Este ano, como vem sendo habitual, a União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves volta a comparticipar as festas com um apoio considerável, demonstrando assim o seu apreço por esta tradição que une a comunidade.
Já na edição do ano passado, a presidente da autarquia local, Carolina Teixeira, realçou a importância de «continuar a incentivar a tradição» e apelou à participação de todos nestas festas, que marcaram a infância de tantos ferreirenses e que devem ser preservadas.