twitter

Temporada de Música de Câmara apresenta dez concertos em Braga

Temporada de Música de Câmara apresenta dez concertos em Braga
Fotografia DR

Redação

Publicado em 01 de setembro de 2024, às 10:10

Em outubro e novembro, na Basílica dos Congregados.

A quarta temporada de Música de Câmara de Braga decorre entre outubro e novembro, com artistas de renome nacional e internacional. 

A direção artística é da responsabilidade de Miguel Simões, que para além da sua atividade artística é professor universitário.

Os concertos começam a 1 de outubro, às 21h00, no Theatro Circo, com Alena Baeva no violino e Vadym Kholodenko no piano. 

Os restantes espetáculos decorrem na Basílica dos Congregados, a partir das 19h00.

No dia 7 de outubro atua o quinteto de cordas composto por Pinchas Zukerman, violino; Miguel Simões, violino; Toby Hoffman, viola d’arco; Amanda Forsyth, violoncelo; e Kyril Zlotnikov, violoncelo.

A música de câmara de Fauré e Chausson é o mote para o espetáculo de dia 12 de outubro, com Inês Simões, soprano; Vasco Dantas, piano; Miguel Simões, violino; Matilde Araújo, violino; Joana Nunes, viola d’arco; e Isabel Vaz, violoncelo.

O Coro Gulbenkian apresenta-se dia 19 de outubro, dirigido por Martina Batič.

Dia 26 de outubro é a vez da atuação do Duo Animarpa, com Beatriz Cortesão e Carolina Coimbra, na harpa.

O Simply Quartet apresenta-se a 2 de novembro, com Danfeng Shen, violino; Antonia Rankersberger, violino; Xiang Lyu, viola d’arco; e Ivan Valentin Hollup Roald, violoncelo.

Segue-se a 9 de novembro, trompete e camerata  de cordas, com Carlos Leite, trompete; e a Camerata de Cordas da Universidade do Minho.

O romantismo francês vai estar em foco a 16 de novembro, com Miguel Simões, violino; e Pedro Costa, piano.

No dia 23 de novembro, o Trio de Cordas, com Dmitri Makhtin, violino; Miguel da Silva, viola d’arco; e Kyril Zlotnikov, violoncelo, executa obras de Schubert e Mozart.

O Ensemble Bonne Corde encerra esta temporada com a apresentação de “Lamentações para a Semana Santa, de J. H. Fiocco”, executadas por Diana Vinagre, violoncelo barroco e direcção artística: Ana Quintans, soprano; Rebecca Rosen, violoncelo barroco; Marta Vicente, contrabaixo barroco; e Miguel Jalôto, órgão.

Sobre estes espetáculos, a organização refere que «os concertos de caráter intimista e simultaneamente virtuosístico, as formações variadas de pequenos ensembles, a riqueza sonora e tímbrica dos vários instrumentos e a proximidade e interação entre os músicos, proporcionam experiências exaltantes aos ouvintes que estimulam a sensibilidade e a reflexão». Mais dados em www.musicadecamarabraga.com

Programação divulga música de câmara

As Temporadas de Música de Câmara de Braga pretendem ser «um agente de mudança no panorama musical em Portugal».

As Temporadas realizam-se «anualmente, com um ciclo de concertos da responsabilidade de músicos e grupos conceituados de carreira internacional que, no seu percurso, incluem a música de câmara». 

«Contribuir para a criação e existência de grupos de câmara perenes em Portugal» também faz parte dos desígnios desta iniciativa.

«Numa simbiose peculiar entre criadores, intérpretes e público, as Temporadas de Música de Câmara de Braga fomentam a interpretação e criação de obras de compositores e compositoras portuguesas, valorizam e divulgam espaços patrimoniais especialmente selecionados para a realização dos seus concertos e proporcionam conferências pré-concerto sobre o repertório interpretado», refere a organização.

Os promotores explicitam que, «com raízes na música renascentista e barroca, o repertório de câmara desenvolveu-se como um género distinto durante o período clássico», sendo que «a Música de Câmara Braga explora um repertório erudito diversificado que abrange obras desde o Barroco à contemporaneidade, explorando diferentes combinações instrumentais e múltiplos estilos musicais».