twitter

Braga Barroca divulga património da cidade

Braga Barroca divulga património da cidade
Fotografia DR

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 01 de setembro de 2024, às 10:17

A oitava edição decorre de 25 a 29 de setembro com concertos, visitas, oficinas, horas do conto e uma conferência.

Entre os dias 25 e 29 de setembro, Braga volta a receber mais uma edição da “Braga Barroca”, iniciativa promovida pelo município no âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património, que convida a descobrir o barroco da cidade e sensibilizar para a importância da salvaguarda do património.

Para cumprir estes desígnios e envolver a população nos mesmos, desde os mais novos aos mais idosos, está delineado um programa que contempla teatro, visitas orientadas,  oficinas, horas do conto,  uma conferência, encenações e concertos.

Logo no primeiro dia, 25 de setembro, a programação da Braga Barroca arranca com o teatro de marionetas “As variedades de Pedro”, com sessão às 10h00 e, no dia 28, às 11h00, 15h30 e 17h00, sempre no Museu dos Biscainhos. 

A visita orientada “Uma ilustração barroca” também se realiza no dia 25, às 10h00, no Edifício do Pópulo, repetindo-se no dia 28, às 10h30. Esta sessão inclui uma oficina sobre arte setecentista, na qual os participantes terão a oportunidade de reinterpretar imagens barrocas de um ponto de vista ilustrativo. “Anjinho Barroco” é mais uma proposta a decorrer no Museu dos Biscainhos, com sessões agendadas para todos os dias. 

Já no Edifício do Pópulo decorre, às 14h30 dos dias 25, 26 e 27, a oficina de pintura de azulejo “Azul Cobalto, dirigida ao público em geral. Ao lado, na Igreja do Pópulo, decorre no dia 25, às 18h00, uma visita orientada por Rosário Salema de Carvalho. Aqui poderão ser apreciados o azulejo, a talha, a pintura e a escultura deste edifício. O primeiro dia termina com um recital de violino e cravo com Matilde Loureiro e Jun Bouterey-Ishido, às 19h00.

O dia 26 conta, às 10h00, com mais uma visita ao Edifício do Pópulo, esta com a oficina “Os anjos dourados”, alusiva aos anjos barrocos, chamados de “querubins”. Esta sessão repete-se no dia 29, às 10h30.

A Reitoria da Universidade do Minho também se associa a esta oitva edição da Braga Barroca acolhendo a conferência “Robert Smith: 50 anos do congresso internacional em Braga”, pela Fundação Bracara Augusta, às 17h30. Conta com as intervenções do musicólogo e organista Gerhard Doderer e da cravista Cremilde Rosado Fernandes, que participaram no Congresso de 1973. Segue-se, às 21h30, o concerto “Diálogos Tímbricos”, na Igreja de S. Vicente.

O dia 27 conta com uma visita no Edifício do Pópulo, às 10h30, e a oficina “O Barroco está na moda”, que propõe a criação de peças ornamentais originais baseadas em formas barrocas. Pelas 15h30, o Museu dos Biscainhos acolhe a visita encenada “Baroque Revivel”, dinamizada pelo CLIB.

A programação deste dia contempla ainda, às 18h00 e 19h00, respetivamente, uma visita guiada pela aquitetura religiosa barroca em Braga, e o concerto “As canções nos salões da corte portuguesa”, na Biblioteca Pública. À noite, pelas 21h30, a Igreja do Pópulo é palco da encenação “Quadros vivos de Caravaggio”.

O dia 28 começa às 11h00, na Igreja da Conceição (Instituto Monsenhor Airosa), com uma visita orientada por Marta lobo de Araújo, intitulada “Dentro e fora de portas: as mulheres na Braga Moderna”. No mesmo dia, às 19h00, a igreja de S. Marcos acolhe o concerto “Bach e o Barroco: Um diálogo entre gerações”.

A Braga Barroca termina no dia 29 com mais um concerto, desta vez na Igreja de Santa Cruz. “As variações Goldberg” tem início às 19h00.