twitter

Premiado físico brasileiro é o novo diretor-geral adjunto do INL

Premiado físico brasileiro é o novo diretor-geral adjunto do INL
Fotografia INL

Redação

Publicado em 05 de agosto de 2024, às 11:46

Segundo anunciou o laboratório

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) anunciou que o físico brasileiro Ado Jório de Vasconcelos é o seu novo diretor-geral adjunto, a partir de 2 de setembro.

O brasileiro vai trabalhar lado da diretora-geral do INL, Clivia M. Sotomayor Torres, para atuar na direção estratégia e liderança.

“Juntos, levarão o INL a uma nova fase que encaixe os desafios enfrentados pelas organizações de investigação num mundo em rápida mudança que exige excelência científica personalizada e inovação como expressões de envolvimento social”, diz o comunicado do INL.

Segundo o comunicado, Jório de Vasconcelos vai ser responsável por impulsionar a inovação, fomentando a missão do instituto de avançar na investigação e inovação em nanotecnologia e promover o impacto global da organização na sociedade.

Brasileiro de Belo Horizonte, Jório de Vasconcelos fez a sua carreira como Professor Titular no Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais, trabalhou com pesquisa e desenvolvimento de instrumentação científica em óptica para o estudo de nanoestruturas com aplicações em novos materiais e biomedicina, e já ganhou diversos prémios, como o Somiya Award da International Union of Materials Reserach Societies (2009), Scopus Brasil da Elsevier&CAPES (2009), ICTP Prize (2012), Georg Forster Research Award da Humboldt Foundation (2015), e Medalha da Inconfidência do governo do Estado de Minas Gerais (2016)