twitter

TUB esperam iniciar este ano obras de construção do BRT

TUB esperam iniciar este ano obras de construção do BRT
Fotografia DR

Redação

Publicado em 09 de julho de 2024, às 21:17

Na sequência de uma alteração ao plano plurianual de investimentos que foi aprovada na reunião da Câmara Municipal

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) estimam arrancar com as obras de construção do BRT (Bus Rapid Transit) ainda durante o ano de 2024. A revelação é feita numa alteração ao plano plurianual de investimentos que foi aprovada na reunião da Câmara Municipal de Braga.

A alteração orçamental, que passou com os votos favoráveis dos vereadores da coligação “Juntos por Braga” – PS e CDU abstiveram-se –, oficializa o financiamento de 100 milhões de euros pelo PRR à transportadora municipal, que se propõe construir duas linhas de BRT entre 2024 e 2026, em que vão circular 12 autocarros rápidos. O investimento total será de 150 milhões euros.

Cada linha terá uma extensão de 6,2 km. Uma linha vai ligar a estação da CP ao Centro Comercial Minho Center e terá 12 estações. A segunda linha, que liga a estação da CP ao hospital público de Braga, passa pela universidade e pelo Instituto de Nanotecnologia.

Posteriormente, prevê-se que o projeto se expanda para outras duas linhas, numa extensão total de 22,5 quilómetros.

Em abril deste ano, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio tinha avançado que as construções do sistema de BRT na cidade iriam arrancar no primeiro semestre de 2025. 

No mês seguinte, a autarquia lançou o concurso para a elaboração do estudo prévio à concepção e construção do sistema.