Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) estimam arrancar com as obras de construção do BRT (Bus Rapid Transit) ainda durante o ano de 2024. A revelação é feita numa alteração ao plano plurianual de investimentos que foi aprovada na reunião da Câmara Municipal de Braga.
A alteração orçamental, que passou com os votos favoráveis dos vereadores da coligação “Juntos por Braga” – PS e CDU abstiveram-se –, oficializa o financiamento de 100 milhões de euros pelo PRR à transportadora municipal, que se propõe construir duas linhas de BRT entre 2024 e 2026, em que vão circular 12 autocarros rápidos. O investimento total será de 150 milhões euros.
Cada linha terá uma extensão de 6,2 km. Uma linha vai ligar a estação da CP ao Centro Comercial Minho Center e terá 12 estações. A segunda linha, que liga a estação da CP ao hospital público de Braga, passa pela universidade e pelo Instituto de Nanotecnologia.
Posteriormente, prevê-se que o projeto se expanda para outras duas linhas, numa extensão total de 22,5 quilómetros.
Em abril deste ano, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio tinha avançado que as construções do sistema de BRT na cidade iriam arrancar no primeiro semestre de 2025.
No mês seguinte, a autarquia lançou o concurso para a elaboração do estudo prévio à concepção e construção do sistema.