O reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, manifestou esta terça-feira o profundo pesar pela morte da ex-procuradora-geral Joana Marques Vidal, aos 68 anos, no Hospital de São João, no Porto, após ter estado várias semanas internada em coma.
“A Universidade fica-lhe largamente devedora do trabalho que entre nós desenvolveu a partir do momento em que, como costumava dizer, passou “a ser da Universidade do Minho. A Universidade perde um dos seus membros ilustres. O País perde uma cidadã íntegra e interventiva, perde uma voz que, nos tempos difíceis que são os nossos, certamente nos fará muita falta.”, lê-se no comunicado.
O Comunicado:
Falecimento da Presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho, Doutora Joana Marques Vidal
Cumpre-me o dever, doloroso, de partilhar com a nossa comunidade universitária a notícia do falecimento da Senhora Presidente do Conselho Geral da Universidade, Doutora Joana Marques Vidal.
A Doutora Joana Marques Vidal de há muito que colaborava com a Universidade do Minho. Essa colaboração ganhou uma nova expressão a partir do momento em que, em maio de 2021, assumiu as funções de Presidente do Conselho Geral, cargo que desempenhou, como é por todos reconhecido, com grande disponibilidade e compromisso, com isenção e equilíbrio, sempre com elevadíssimo sentido institucional.
A Universidade fica-lhe largamente devedora do trabalho que entre nós desenvolveu a partir do momento em que, como costumava dizer, passou “a ser da Universidade do Minho”.
A Universidade perde um dos seus membros ilustres. O País perde uma cidadã íntegra e interventiva, perde uma voz que, nos tempos difíceis que são os nossos, certamente nos fará muita falta.
A Universidade do Minho, recordando com profundo afeto a sua presença entre nós, apresenta aos familiares e amigos da Doutora Joana Marques Vidal as suas mais sentidas condolências.
Rui Vieira de Castro, Reitor
O velório de Joana Marques Vidal decorrerá na quarta-feira, “entre as 14h00 e as 22h00, na Capela de São Lourenço, em Pedaçães”, concelho de Águeda, acrescentando que as cerimónias fúnebres terão lugar na quinta-feira às 14h00 e que a ex-procuradora-geral da República será cremada no crematório de Aveiro.
“A missa de sétimo dia será celebrada na Basílica da Estrela, em Lisboa, no dia 15 de julho às 19h00”, adianta a mesma nota.
A ex-procuradora-geral da República esteve em coma induzido devido a uma operação por causa de um cancro e acabou por sofrer uma septicemia, segundo fonte próxima da família.
Joana Marques Vidal foi a primeira mulher a liderar a Procuradoria-Geral da República (PGR), exercendo o cargo entre 2012 e 2018 e sendo sucedida por Lucília Gago.
Foi nomeada para a PGR em outubro de 2012 pelo então Presidente da República Cavaco Silva, ocupando o cargo detido até então por Pinto Monteiro.
Natural de Coimbra, onde nasceu em 1955, Joana Marques Vidal licenciou-se em Direito em 1978 e entrou no ano seguinte para a magistratura do Ministério Público.