twitter

350 delegações de mais de 100 países em Braga para debater juventude

350 delegações de mais de 100 países em Braga para debater juventude
Fotografia CM Braga

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 26 de junho de 2024, às 11:29

Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco

A 16.ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco vai reunir, em Braga, de 01 a 05 de julho, 350 delegações de mais de 100 países e colocará a juventude no centro da discussão, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a organização refere que a edição deste ano pretende inspirar os participantes a desenvolverem e a partilharem estratégias e políticas urbanas abrangentes que defendam uma maior representação e envolvimento de jovens artistas e profissionais na cultura.

Sublinha ainda que, de acordo com a Unesco, as indústrias culturais e criativas empregam mais jovens do que qualquer outro setor.

“Por esta razão, é fundamental proporcionar melhores espaços públicos, cívicos e digitais conducentes à capacitação das vozes jovens, ao apoio dos seus direitos e à libertação da sua criatividade nos setores culturais e criativos e não só”, refere o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio.

Ainda segundo a organização, um dos destaques da conferência deste ano será a aprovação de um manifesto a apelar à integração da cultura como um objetivo autónomo na agenda pós-2030 para o desenvolvimento sustentável, reafirmando o seu estatuto de "bem público global".

Paralelamente, a conferência pretende reafirmar o Norte do país como uma região criativa.

Haverá painéis temáticos, com discussão de temas como a “transição justa para a inteligência artificial de artistas e profissionais da cultura”, a “cooperação internacional para superar desafios e induzir cultura” e “capacitar os cidadãos do futuro através da cultura e das artes da educação”.

Está também agendado um Fórum de Autarcas, uma plataforma de encontro entre os presidentes e vice-presidentes de câmara das cidades criativas mundiais para demonstrarem o seu empenho na cultura e na criatividade.

No quarto dia da conferência, as delegações mundiais dividir-se-ão em visitas às outras três cidades criativas do Norte do país, designadamente Amarante, Barcelos e Santa Maria da Feira.

Braga é cidade criativa no campo das Media Arts, Barcelos na área do artesanato, Santa Maria da Feira na gastronomia e Amarante na música.

A conferência conta com um programa alargado de atividades culturais, que terão com palco espaços públicos e culturais de Braga, entre os quais o Mercado Municipal, a Casa Rolão, o jardim do Museu Nogueira da Silva e o Theatro Circo.