twitter

Obra de criação do "Ruílhe Park" pretende valorizar espaço público e melhorar da qualidade de vida dos cidadãos

Obra de criação do "Ruílhe Park" pretende valorizar espaço público e melhorar da qualidade de vida dos cidadãos
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 17 de junho de 2024, às 15:21

A obra, inserida numa área superior a 17.000m2, contempla criação de parque infantil e arranjos exteriores.

A vereadora do Município de Braga Olga Pereira visitou, acompanhada pelo Presidente da Junta de Freguesia de Ruílhe, Fernando Vilaça, a primeira etapa de construção do Espaço de Jogo e Recreio e Zona de Merendas em Ruílhe (Ruílhe Park), cuja construção teve início no mês de maio. A intervenção compreende a criação de um Parque Infantil e os necessários arranjos exteriores ao mesmo, tendo em vista a sua articulação com a envolvente existente.

Na área superior a 17.000m2, vão ser criadas áreas destinadas especificamente a estacionamento público (34 lugares de estacionamento) para ligeiros face à via que lhe confere acesso, assim como passeios, atualmente inexistentes. Vai ainda proceder-se a um alargamento da rua que confere acesso ao terreno.

De referir que o parque fica integrado num ambiente iminentemente rural, caracterizando-se como uma extensão da sua própria envolvente. A construção vai ser afastada da via pública, com o objetivo de garantir privacidade e possibilitar uma vivência comum do espaço.

De acordo com Olga Pereira, pretende-se com esta intervenção “valorizar o espaço público e melhorar a qualidade de vida da população, tanto no incremento de hábitos de socialização no espaço público coletivo, como na melhoria da auto estima dos seus habitantes pelo espaço reabilitado”. “Esta intervenção surge da necessidade de recuperar um espaço coletivo sem qualquer utilização, convertendo-o em espaço de socialização, ponto de encontro da população local e palco de acontecimentos diversos, com equipamentos que potenciem novos usos”, referiu a vereadora, sublinhado que a obra “vai também ao encontro das pretensões da Junta de Freguesia”.