twitter

Multidão foi ver as luzes do São João de Braga

Multidão foi ver as luzes do São João de Braga
Fotografia CM Braga

Redação

Publicado em 15 de junho de 2024, às 10:58

Festas são decorrer até 24 de junho

As festas de São João de Braga foram oficialmente abertas ontem à noite, com o acender das luzes, que levaram milhares de pessoas para o centro da cidade.

O segundo dia das Festas de São João de Braga começa na Praça da República e no Mercado Municipal, com a atuação de grupos de animação. Segue-se o aguardado Festival “Braga Capital do Cavaquinho”, no Largo de S. Francisco, que terá continuidade durante a tarde.  Enquanto decorre a segunda novena a São João Baptista, a Divisão de Cultura do Município de Braga fica responsável pela visita guiada “Festas de São João de Braga”, no âmbito do programa ITINERARIUM – Conhecer Braga pelo Património. Por sua vez, às 10h30, a Praça da República recebe, de braços abertos, o ritmo da iniciativa “Todos ao Bombo”. De seguida, a Alameda do Estádio Municipal enche-se com o XVI Encontro de Mini-Hondas. 

Depois de um início de tarde de animação, com os tradicionais momentos “Rodopiada de Gigantones e Cabeçudos”, na Praça da República, e “Despique de Bombos”, na Rua do Castelo, o Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio abre portas à primeira oficina criativa sanjoanina “Tradições de São João” - oficina de artes plásticas, com base no livro publicado “Tradições de São João”, com a ilustradora Soraia Oliveira. 

A tarde fica, ainda, marcada pelo típico Torneio da Malha do São João de Braga e a desejada Black Pig Race, prova desportiva de obstáculos, ambos a decorrer no Parque da Ponte. O Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio recebe a segunda oficina criativa sanjoanina “Cancioneiro Sanjoanino Bracarense” - oficina de cantares tradicionais, com base no livro publicado “São João Hoje - Cancioneiro Sanjoanino Bracarense”, com Catarina Silva e Rebeca Rego. 

Durante a noite, Carlos Ribeiro, o apresentador José Figueiras, Tiago Maroto e Catarina Campos ficam responsáveis pela animação no Parque da Ponte. A after-party sanjoanina regressa ao Pópulo, espaço dedicado aos jovens, com muita música à mistura, que, no segundo dia, conta com animação de Bons Velhos Tempos. 

Ainda no programa deste edição estão nomes como The Gift, David Carreira e Ana Malhoa. 

As estimativas são que a festa deverá significar um retorno financeiro para os agentes económicos superior a 20 milhões de euros.

A edição deste ano do São João está orçada em mais de meio milhão de euros.