As festas de São João de Braga foram oficialmente abertas ontem à noite, com o acender das luzes, que levaram milhares de pessoas para o centro da cidade.
O segundo dia das Festas de São João de Braga começa na Praça da República e no Mercado Municipal, com a atuação de grupos de animação. Segue-se o aguardado Festival “Braga Capital do Cavaquinho”, no Largo de S. Francisco, que terá continuidade durante a tarde. Enquanto decorre a segunda novena a São João Baptista, a Divisão de Cultura do Município de Braga fica responsável pela visita guiada “Festas de São João de Braga”, no âmbito do programa ITINERARIUM – Conhecer Braga pelo Património. Por sua vez, às 10h30, a Praça da República recebe, de braços abertos, o ritmo da iniciativa “Todos ao Bombo”. De seguida, a Alameda do Estádio Municipal enche-se com o XVI Encontro de Mini-Hondas.
Depois de um início de tarde de animação, com os tradicionais momentos “Rodopiada de Gigantones e Cabeçudos”, na Praça da República, e “Despique de Bombos”, na Rua do Castelo, o Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio abre portas à primeira oficina criativa sanjoanina “Tradições de São João” - oficina de artes plásticas, com base no livro publicado “Tradições de São João”, com a ilustradora Soraia Oliveira.
A tarde fica, ainda, marcada pelo típico Torneio da Malha do São João de Braga e a desejada Black Pig Race, prova desportiva de obstáculos, ambos a decorrer no Parque da Ponte. O Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio recebe a segunda oficina criativa sanjoanina “Cancioneiro Sanjoanino Bracarense” - oficina de cantares tradicionais, com base no livro publicado “São João Hoje - Cancioneiro Sanjoanino Bracarense”, com Catarina Silva e Rebeca Rego.
Durante a noite, Carlos Ribeiro, o apresentador José Figueiras, Tiago Maroto e Catarina Campos ficam responsáveis pela animação no Parque da Ponte. A after-party sanjoanina regressa ao Pópulo, espaço dedicado aos jovens, com muita música à mistura, que, no segundo dia, conta com animação de Bons Velhos Tempos.
Ainda no programa deste edição estão nomes como The Gift, David Carreira e Ana Malhoa.
As estimativas são que a festa deverá significar um retorno financeiro para os agentes económicos superior a 20 milhões de euros.
A edição deste ano do São João está orçada em mais de meio milhão de euros.