twitter

Seis estudantes da UMinho ganham bolsas de investigação nos Estados Unidos

Seis estudantes da UMinho ganham bolsas de investigação nos Estados Unidos
Fotografia

Redação

Publicado em 11 de junho de 2024, às 18:34

Segundo o reitor, a internacionalização da investigação é um dos pilares estratégicos do programa de ação

Seis alunos da Universidade do Minho foram premiados este ano com bolsas da Comissão Fulbright para desenvolverem investigação nos Estados Unidos, segundo anunciou hoje a instituição.

Os alunos laureados são Francisco Almeida (Neurociências), Maria Carolina Amorim (Química), Valéria Gomes (Engenharia de Materiais), Maria Vale, Delfina Fernandes (ambas de Psicologia) e Sara Cerqueira (Engenharia Biomédica), que vão fazer períodos de pesquisa, respetivamente, nas universidades de Columbia, da Cidade de Nova Iorque, de Brandeis, de George Mason, do Estado da Califórnia em Long Beach e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Quatro daquelas bolsas são também cofinanciadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Segundo o reitor da UMinho, a internacionalização da investigação é um dos pilares estratégicos do programa de ação e têm sido desenvolvidas diversas atividades para reforçar esta dimensão. 

“As bolsas Fulbright representam um relevante contributo para a internacionalização da investigação desenvolvida por estudantes, investigadores e professores da UMinho, permitindo a deslocação a universidades norte-americanas e a pesquisa conjunta, sendo os bolseiros Fullbright, simultaneamente, embaixadores culturais de Portugal e da UMinho", disse Rui Vieira de Castro. 

As bolsas do Programa Fulbright oferecem a estudantes e professores portugueses a oportunidade de estudar, lecionar ou fazer investigação nos EUA, bem como a estudantes e professores norte-americanos a oportunidade de desenvolver o mesmo tipo de atividades em Portugal.