twitter

Sete Fontes vai ser o maior parque eco monumental de Portugal

Sete Fontes vai ser o maior parque eco monumental de Portugal
Fotografia Arquivo DM

Redação

Publicado em 05 de junho de 2024, às 21:13

Segundo destacou Ricardo Rio

Braga vai contar nos próximos anos com um novo espaço verde no Parque das Sete Fontes, que vai ser, segundo Ricardo Rio, o maior parque eco monumental do país.

“Esta área irá também incorporar um parque versátil de 90 ha, dos quais 30 ha serão parque verde público e 30 ha serão área florestal privada, proporcionando um novo e melhorado espaço verde para a população, bem como a preservação da biodiversidade”, disse o presidente da Câmara de Braga.

Recorde-se que Braga já conta com o maior parque urbano de floresta nativa do país, o Monte do Picoto, com 21,2 ha.

O autarca falava na conferência “Sustainability4cities”, que decorreu no auditório do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, no Porto, no âmbito do Dia Mundial do Ambiente.

Durante a conferência, Ricardo Rio defendeu que a biodiversidade, a criação e a manutenção de corredores verdes, a protecção dos habitats naturais, a educação ambiental e as políticas de sustentabilidade são princípios orientadores do Município de Braga. 

Em matéria de protecção de habitats, Ricardo Rio destacou o projecto de regularização e ordenamento do rio Torto, ribeira de Panóias e ribeira de Castro, e ainda a renaturalização do rio Este, que abrange um total de 4211 m2 e um investimento de 1,5 milhões de euros. 

“O plano visa devolver o rio à Cidade e aumentar a sua biodiversidade, prevendo a remoção de revestimentos de betão, a criação de um corredor verde e uma ecovia ao longo do rio, a restauração de lagoas naturais e o repovoamento de 2.000 trutas com o apoio de o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas”, adiantou Ricardo Rio.

No que se refere ao inventário e monitorização da biodiversidade, Ricardo Rio adiantou que, a par da colaboração com os municípios vizinhos na execução de planos de acção locais para o controlo de espécies exóticas, Braga está a finalizar o inventário arbóreo urbano e o regulamento da árvore urbana.