No âmbito das Comemorações das 'Jornadas Europeias da Arqueologia', o Município de Braga convida o público a participar num conjunto de actividades, a realizar nos dias 14 e 15 de Junho, nos espaços arqueológicos musealizados da Fonte do Ídolo, Termas Romanas do Alto da Cividade e Domus da Escola Velha da Sé.
A Câmara de Braga vai assinalar as ‘Jornadas Europeias de Arqueologia’ com um conjunto de actividades nos dias 14 e 15 de junho em alguns espaços musealizados na cidade, tais como a Fonte do Ídolo, as Termas Romanas do Alto da Cividade e o Domus da Escola Velha da Sé.
A iniciativa “Vestígios Escondidos” tem como ideia atrair o público infanto-juvenil.
Trata-se de uma actividade onde os participantes, são convocados a encontrar pequenas réplicas de artefactos arqueológicos, relacionados com o sítio arqueológico em que se encontram. No final são presenteados com uma bula em feltro, contendo as peças entretanto descobertas.
Com início na Fonte do Ídolo (R. do Raio), passará pelas Termas Romanas do Alto da Cividade (R. Dr. Rocha Peixoto) e finalizará na Domus da Escola Velha da Sé (R. Dom Afonso Henriques, nº1).
A segundo iniciativa, chamada “Vestígios Escondidos - Sítios Arqueológicos”, é uma visita-guiada que pretende dar a conhecer os espaços arqueológicos já musealizados, ou em fase de musealização, que por motivos diversos, ainda se encontram longe do olhar do público.
O itinerário inclui a Necrópole do Liberdade Street Fashion (Av. da Liberdade), ruínas do restaurante "aTípica" (R. Frei Caetano Brandão), Domus da Escola Velha da Sé (R. Dom Afonso Henriques), ruínas do hotel Burgus Tribute & Design (R. Dom Afonso Henriques) e ruínas de Santo António das Travessas (R. Santo António das Travessas) e tem uma duração prevista de três horas.
A entrada é livre, mas a inscrição deve ser feita até ao dia anterior à actividade.