Dois contratos de investimento rubricados pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) com a Bosch Car Multimedia e a Universidade do Minho vão garantir a criação de 498 novos postos de trabalho.
Segundo comunicado divulgado esta segunda-feira pela agência pública, os investimentos gerais, que incluem ainda contratos com a Huf Portuguesa (Tondela) e Bial (Trofa), chegam aos 44 milhões, e os incentivos concedidos ascendem a cerca de 20 milhões de euros, entre incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e fiscais.
“A AICEP está a trabalhar a atração de novos investimentos industriais intensivos em investigação e desenvolvimento tecnológico para todo o país. Investimentos que acrescentam valor e produtividade e apreciam as qualificações e os salários dos portugueses”, refere o presidente da AICEP, Filipe Santos Costa, citado na nota.
Um dos contratos com a Bosch Car Multimedia e UMinho refere à introdução de novos sistemas de navegação e infoentretenimento, sistemas de instrumentação, sistemas profissionais e sistemas de produção eletrónica, objeto de investigação e classificados de acordo com as normas europeias como originários de Portugal.
Este contrato garante um investimento de 10,6 milhões de euros e prevê a criação de 258 postos de trabalho.
O outro prevê a realização pelo Consórcio de atividades de I&D tendentes à introdução de uma nova geração de sistemas de sensores automóveis, através da investigação de novos conceitos e soluções para o desenvolvimento de produtos de qualidade superior na área da condução autónoma.
Para este contrato vão ser criados outros 240 postos de trabalho e um investimento de 15,3 milhões de euros.