twitter

Francisco Paupério defende mais investimento no Banco Português de Germoplasma Vegetal

Francisco Paupério defende mais investimento no Banco Português de Germoplasma Vegetal galeria icon Ver Galeria
Fotografia

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 31 de maio de 2024, às 15:40

Cabeça de lista do Livre visitou hoje instalações do centro em Merelim S. Pedro

O cabeça de lista da candidatura do Livre às Eleições Europeias, Francisco Paupério, lamentou hoje, em Braga, a falta de investimento, nacional e europeu, nas estruturas onde se conservam recursos genéticos «fundamentais» para a preservação das espécies vegetais e consequentemente para a segurança alimentar.

«Infelizmente, os recursos europeus também não vão para a conservação dos recursos genéticos que são tão importantes para ajudar os agricultores a terem melhores colheitas, a termos maior segurança alimentar, que podem fazer face até às alterações climáticas», disse.

Francisco Paupério falava no final de uma visita às instalações do Banco Português de Germoplasma Vegetal (BPGV), sediado na freguesia de Merelim S. Pedro, Braga.

Esta estrutura, tutelada pelo Ministério da Agricultura e Pescas, preserva mais de 20 mil espécies vegetais, agrupadas em coleções do Continente, dos Açores e Madeira e algumas internacionais.

A funcionar desde 1977, é considerado um dos 10 mais importantes bancos de germoplasma vegetal do mundo. Também faz a conservação de recursos genéticos animais, nomeadamente de raças autóctones.

 Francisco Paupério, que é biólogo de formação, sublinhou que sem investimento nestes centros o país fica «menos preparado» para enfrentar os problemas que advêm das alterações climáticas, «sobretudo a perda de biodiversidade».

«A perda de biodiversidade leva os agricultores nacionais e perderem as suas colheitas e a terem menos capacidade de colocar no mercado estes produtos», alertou.

Francisco Paupério foi recebido pela diretora do BPGV, Ana Maria Barata, que durante a visita explicou como funciona esta estrutura e deu a conhecer o trabalho e os projetos que desenvolve com a colaboração de 20 funcionários.  

Depois de ouvir a responsável, o candidato do Livre defendeu que o Estado precisa de investir mais neste banco de germoplama vegetal, quer em recursos humanos (investigadores), quer em meios físicos e tecnologia.