A dstsolar, empresa do dstgroup, com sede em Braga, concluiu o projeto de inovação “SmartPV”, cujo principal objetivo foi o desenvolvimento de uma plataforma que permita otimizar a rentabilidade de centrais fotovoltaicas, através de processos inteligentes de operação e de manutenção, baseados em monitorização contínua.
Segundo comunicado enviado às redações, o SmartPV permite detetar problemas na exploração dos ativos fotovoltaicos, evitando períodos longos de exploração abaixo do seu potencial. A utilização de algoritmos baseados em Inteligência Artificial permite otimizar os processos de Operação, Manutenção Preventiva e Assistência Técnica, particularmente em centrais de grande porte.
O objetivo é criar uma solução para a gestão de parques solares, com funções preditivas, antecipando a falha e contribuindo para uma manutenção pró-ativa mais eficiente e eficaz.
"O SmartPV representa um marco significativo no nosso percurso de inovação, contribuindo com soluções tecnologicamente avançadas para otimizar a eficiência e a rentabilidade de ativos fotovoltaicos. A plataforma de gestão permite aumentar a eficiência das atividades de operação e a manutenção, bem como antecipar potenciais falhas. Esta solução potencia uma gestão proativa dos parques solares, sendo uma ferramenta crucial num cenário de crescimento exponencial da energia solar”, afirma Raúl Cunha, diretor geral da dstsolar.
O projeto SmartPV deu origem à contratação de sete novos recursos humanos em investigação e desenvolvimento, quatro protótipos laboratoriais, dez ações de divulgação e quatro publicações científicas internacionais.
Segundo descreve o comunicado, a dstsolar é uma empresa especializada na prestação de serviços na área da engenharia, no âmbito do Projeto, Fornecimento, Execução, Operação e Manutenção, no setor da energia solar. Adquiriu ao longo da última década experiência em diversos segmentos, no âmbito da produção descentralizada de energia, com base em energias renováveis. Encontra-se no roteiro para a neutralidade carbónica, no qual pretende dar um forte contributo para a transição energética da economia.