twitter

Finalista do "Nobel da Educação" recebe homenagem pela Câmara de Braga

Finalista do "Nobel da Educação" recebe homenagem pela Câmara de Braga
Fotografia CM Braga

Redação

Publicado em 14 de maio de 2024, às 10:43

Cerimónia de premiação decorre esta sexta-feira

Finalista da versão nacional do Global Teacher Prize de 2024, cuja versão internacional é considerada o Nobel da Educação, a professora Sofia Damiana Pires de Jesus foi homenageada ontem pela Câmara de Braga.

A cerimónia decorreu ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e da vereadora da Educação, Carla Sepúlveda. O autarca manifestou a sua “profunda gratidão e admiração” pelo trabalho desenvolvido pela docente do Agrupamento de Escolas de Real em prol da comunidade educativa, esperando que esta homenagem “sirva de incentivo para todos os professores que, diariamente, se dedicam a formar os cidadãos do futuro com dedicação, inovação e amor pelo ensino”. 

A edição nacional elege, em cada ano, uma professora ou professor particularmente inspirador que, em Portugal, se tenha distinguido pelo contributo para o desenvolvimento dos jovens, da comunidade e da profissão. 

Quem vence recebe 30 mil euros, sendo uma parte destinada a replicar ou amplificar o impacto da solução proposta, e outra parte para uso pessoal do vencedor. A cerimónia decorre em Lisboa no próximo dia 17 de maio.

“É um orgulho para a cidade de Braga ter uma professora na lista dos dez finalistas do Global Teacher Prize. A professora Sofia representa o melhor do nosso sistema educativo, evidenciando a capacidade transformadora da educação e o poder de inspirar as novas gerações e este reconhecimento é um testemunho do impacto significativo que tem tido na vida dos seus alunos e na comunidade educativa”, referiu o Autarca, sublinhando que a Educação é o “alicerce do nosso futuro e, como tal, é essencial reconhecer e valorizar o papel fundamental dos professores”.

O Global Teacher Prize mobiliza docentes de mais de 120 países, com o objectivo de celebrar e reconhecer o papel dos professores em todo o mundo. A edição nacional elege, em cada ano, uma professora ou professor particularmente inspirador que, em Portugal, se tenha distinguido pelo contributo para o desenvolvimento dos jovens, da comunidade e da profissão. 

As práticas pedagógicas da professora Sofia são reconhecidas pela Direcção-Geral da Educação como referências, nomeadamente no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular. Incorpora tecnologias avançadas como a Realidade Aumentada nas suas aulas para enriquecer o ensino das ciências. É conhecida por criar projectos que estimulam o interesse e a participação activa dos estudantes, como o projecto "Era uma vez… com ciência", que lhe valeu reconhecimento na 5.ª edição do selo Escola Amiga da Criança.