twitter

XX edição da Braga Romana propõe viagem pela História em 72 horas de programação

XX edição da Braga Romana propõe viagem pela História em 72 horas de programação
Fotografia DR

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 10 de maio de 2024, às 17:28

Evento de abertura aguarda 3 mil participantes

Cinco dias de estadia na opulenta e eterna Bracara Augusta é o que propõe a XX edição da Braga Romana, este ano dedicada à deusa  Nábia, divindade indígena do nosso território, ligada ao culto das águas.

Hoje, durante a conferência de imprensa que decorreu na Fonte do Ídolo, santuário rupestre dedicado a Nábia, Deusa Suprema das águas férteis e a Fortuna de Bracara, foi dado a conhecer todo um programa que contém algumas novidades.

A chefe de Divisão da Cultura, Márcia Ataíde adiantou que «Nábia será a protagonista de duas iniciativas repletas de beleza e simbolismo que marcam o primeiro dia da Braga Romana, a 22 de maio. Primeiro de manhã com a presença de cerca de três mil crianças, na Praça Municipal, numa cerimónia marcada pelo aroma e pelo colorido das flores, a beleza e ternura das nossas crianças e o simbolismo dos espetáculos. E depois à noite, pelas 21h30, com a Ascensão de Nábia, um momento que junta as várias áreas disciplinares artísticas, desde a dança, o novo circo e a música, que promete surpreender todos os presentes».

Os  dois eventos encontram-se entre os dez destaques da programação deste ano, designadamente a cerimónia de abertura na Praça Municipal, às 10h30, do dia 22 de maio, que contará com a presença de cerca de 3 mil participantes, incluindo 25 escolas/ colégios/ centros escolares e 13 associações/ instituições.

No mesmo dia e local às 21h30 terá lugar o espetáculo de dança, novo circoi, água e luz “A Ascenção de Nábia”.

Márcia Ataíde apontou como uma das novidades deste ano a realização de quatro espetáculos de teatro clássico, pela Companhia de Teatro de Braga, que terão lugar nas ruínas do Teatro Romano no Alto da Cividade, dando assim cumprimento a uma promessa efetuada no ano passado.

Destaque também para  o ciclo de conferências “Tempus Fugit que arrancou, no início do mês de maio, e que, num total de sete conferênciaspropõe uma imersão no pa cidaded e Braga durante o período romano para melhor perceber as influências da sua rica herança histórica e cultural.

Outra das novidades deste ano serão as oficinas de cozinha, no Aldeamento Brácaro, que permitem uma incursão pela culinária enquanto forma de conhecer os hábitos e estilo de vida das populações do passado.

Também o Circus Maximus regressa, mais uma vez, à arena instalada no largo do Pópulo, nos dias 24 de maio, às 22h30, 25 de maio, às 21h30, e 26 de maio, ás 18h30, recriando as façanhas dos gladiadores de então.

Encenação dos ritos

No Palco Bracara Augusta, na Praça Municipal, destaque também para a encenação dos ritos, nomeadamente o Rito Fundacional da Bracara Augusta, no dia 22 de maio, às 22h00; o Batizado Romano, no dia 25 de maio, às 16h00; o casamento Romano, no dia 26 de maio, às 17h00 e o Funeral Romando, no dia 26 de maio, às 21h00.

No dia 23 de maio, pelas 21h30, no largo do Pópulo, os candidatos a legionários da Legião VI VIctrix, farão o juramento de lealdade ao imperador, destacando-se ainda a realização do Cortejo Bracra Augusta Triumohalis, que percorre as ruas da cidade no dia 24 de maio, pelas 21h00, contando com a participação do movimento associativo e das escolas da cidade.

No dia 26 de maio, nas Termas Romanas do Alto da Cividade, em parceria com a a Nova Acrópole de Braga, será dinamizada durante a Braga Romana uma sessão que visa a sensibilização da saúde mental através da “Filosofia e Bem-estar: Viver como um estoico”.

Terras de Bouro acolhe evento nos dias 28, 29 e 30 de junho

O presidente da Câmara Municipal  de Terras de Bouro, Manuel Tibo, anunciou hoje que este ano será dada continuidade à parceria estabelecida com o Município de Braga, evidenciando assim a ligação de Bracara Augusta a Astorga, com passagem pelo concelho de Terras de Bouro.

Nos dias 28, 29 e 30 de junho o evento chegará assim a Terras de Bouro, permitindo uma incursão pela parte urbana e pela trilha da Geira, numa parceria com a Braga Romana.

A iniciativa constitui mais um incentivo para que a Geira Romana, que é já Património Nacional, seja considerada Património Mundial da Unesco.

«Apanhámos a boleia e continuamos a percorrer as milhas para promover o território de baixa densidade, que tem nas águas cristalinas do Gerês nas águas termais,  nos marcos miliares e na Geira Romana, tudo o que para nós é tão importante».

Entretanto, uma delegação de Terras de Bouro marcará também presença na Braga Romana.