O dstgroup vai entregar esta sexta-feira, dia 10 de maio, às 16h00, no auditório Vitor Aguiar e Silva, no campus da empresa, o Prémio de Literatura dstangola/Camões ao poeta João Melo, o grande vencedor da V Edição, com a obra “Diário do Medo”.
A atribuição do galardão e do prémio, no valor de 15 mil euros, contará com a presença de representantes do poder local e nomes relevantes para a cultura e com uma atuação do guitarrista Manuel de Oliveira.
“Diário do Medo” conquistou o júri por unanimidade, que reconhece nesta obra «um processo criativo apurado, em que se evidencia como a realidade pode funcionar como matéria de criação literária, respeitando valores estéticos, técnicos e éticos».
«A obra denota profunda experiência de vida, utiliza com rigor e simplicidade a justa palavra/metáfora e o ritmo adequado ao conteúdo de cada poema e tem uma visão abrangente do eu e da sua circunstância, com atenção crítica a fenómenos contemporâneos», completaram ainda os membros do júri.
O Prémio de Literatura dstangola/Camões distingue livros editados em poesia e prosa, de autores nascidos em Angola. Já galardoou Zetho Cunha Gonçalves, em 2019, Pepetela, em 2020, Benjamim M’Bakassy, em 2021 e Boaventura Cardoso, em 2022.