twitter

Receitas da homenagem a José Manuel Fernandes revertem a favor dos imigrantes senegaleses

Receitas da homenagem a José Manuel Fernandes revertem a favor dos imigrantes senegaleses
Fotografia DR

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 05 de maio de 2024, às 12:07

Jantar solidário em Santa Lucrécia de Algeriz foi um verdadeiro sucesso

A direção do Rotary Clube de Braga Norte decidiu atribuir as receitas do jantar de homenagem a José Manuel Fernandes à Conquista Vontades- Associação dos Imigrantes Senegaleses em Portugal. O jantar de beneficência, que ontem à noite juntou na Quinta Cerrado da Casa, em Santa Lucrécia de Algeriz, quase duas centenas de pessoas, foi um sucesso e reafirmou o ministro da Agricultura e Pescas como «líder excecional, um visionário na política e um defensor incansável dos interesses da comunidade», enaltecendo «a sua dedicação à região minhota e às suas gentes ao longo de toda a sua vida».

Na homenagem marcaram presença pessoas de vários quadrantes da sociedade, que ali se reuniram partilhando com o Rotary Clube de Braga-Norte a vontade de homenagear a “Trajetória profissional exemplar” do ex-autarca e ex-deputado e a sua dedicação ao serviço público.

A presidente do Rotary Clube de Braga-Norte para o ano 2023-2024, Ana Paula Silva, vincou que «houve todo um trabalho conjunto para a concretização deste evento», que não pretendeu ser demasiado protocolocar. Nesse sentido, foi pedida a colaboração da família do homenageado, com uma contribuição surpresa para tornar o momento ainda mais aprazível. Neste caso, a família, a começar pela esposa, a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, mostrou-se logo disponível, optando por fazer um vídeo-surpresa que tornou o momento mais intimista, dando a conhecer o lado mais familiar de José Manuel Fernandes.

Para a animação musical foi possível contar com a atuação do cantor  ao desafio Anjinho, uma vez que  José Manuel Fernandes é reconhecidamente «um festeiro e um genuíno homem do Minho».

Ana Paula Silva reforçou que as receitas do jantar reverterão inteiramente a favor da Conquista-Vontades, num gesto solidário.

«Nós aproveitamos todos os eventos que fazemos para angariar fundos para uma causa. Este ano decidimos ajudar a associação Conquista Vontades», disse.

Saidatina Dias, uma das fundadoras da Conquista Vontades, afirmou que «esta ajuda vem em boa hora porque estamos a viver um tempo de escassos recursos financeiros, e com a susbtituição do Alto Comissariado para as Migrações, vive-se uma situação de indefinição de financiamentos públicos para as entidades pequenas, ligadas ao associativismo imigrante».

«Realmente o momento em que nos oferecem este apoio não podia ser melhor e enaltecemos a missão rotária e o apoio que nos estão a dar, sendo esta uma forma de contribuir para a causa pública, para as causas sociais que a nossa associação defende e para uma sociedade mais inclusiva e mais solidária», afirmou.

Duarte Besteiro, governador do Distrito 1970 dos Rotários também marcou presença neste jantar, e definiu «a homenagem ao Profissional do Ano como um momento muito alto do Ano Rotário.».

«Quando homenageamos um profisisonal, vamos identificar à comunidade alguém que, normalmente não é rotário, mas que pela sua mais-valia, pela sua profissão se destacou, e nós reconhecemos esse mérito profissional através desta homenagem», explicou.

Adiantou que «o movimento Rotário tem vindo a crescerem todo o mundo, havendo já mais de um milhão e 400 mil rotários». Segundo o responsável, em Portugal o movimento ultrapassa já os 2 mil rotários, muito se devendo ao crescimento exponencial registado este ano, que também abrange a vertente jovem do Rotary, os Rotaract Clubs, que só este ano já receberam mais 250 membros.

«No nosso distrito temos 2250 rotários, com tendência para crescer, englobando 90 clubes rotários até à Marinha Grande», revelou.