twitter

José Manuel Fernandes eleito Profissional do ano 2024 pelo Rotary Clube de Braga-Norte

José Manuel Fernandes eleito Profissional do ano 2024 pelo Rotary Clube de Braga-Norte
Fotografia DM

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 04 de maio de 2024, às 22:30

Jantar de Homenagem juntou mais de 170 pessoas em Santa Lucrécia de Algeriz

O ex-eurodeputado e atual ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, foi hoje distinguido  como "Profissional do Ano 2024" pelo Rotary Clube de Braga-Norte. Com este gesto a direção do Rotary reconhece a «trajetória exemplar de José Manuel Fernande»s e a sua «dedicação à causa pública», enaltecendo o trabalho desenvolvido pelo governante como autarca, deputado ao Parlamento Europeu e como defensor dos direitos e valores  da comunidade.

A homenagem tinha já sido proposta quando José Manuel Fernandes ainda exercia funções como deputado ao Parlamento Europeu, «servindo com distinção e integridade» em defesa dos interesses da União Europeia, de Portugal e do Minho».

«Eu digo sempre e mantenho que sou minhoto, português e europeu e nada disto é incompatível», afirmava José Manuel Fernandes aos jornalistas, à chegada ao jantar de homenagem que decorreu na Quinta Cerrado da Casa, em Santa Lucrécia de Algeriz.

Segundo o governante o importante é «assumirmos as nossas raízes, as nossas especificidades e fazermos o máximo pela "Nossa Terra" e continuar a dar o melhor nas missões que desempenhamos».

«É verdade que não me sinto muito confortável  com homenagens, mas é claro que eu não poderia recusar este gesto de reconhecimento e simpatia, pelo qual estou muito grato», afirmou.

O ministro prefere delegar o reconhecimento pelos seus feitos noutras pessoas, mas admite que dá «o máximo em todas as funções em que se encontra».

«Sou muitíssimo exigente comigo próprio nas funções que desempenho e também sou exigente com aqueles que trabalham comigo e estão mais próximos, mas a exigência parte logo para comigo em todas as funções que desempenho», afirmou, sublinhando que gosta de «ouvir, de envolver e de estar no terreno para tomar as melhores decisões» em vez de decidir à distância e sem conhecimento de causa.

A presidente do Rotary Clube de Braga-Norte para o ano 2023-2024, Ana Paula Silva, esclareceu que «todos os anos os clubes rotários homenageiam um profissional, sendo que o movimento rotário é um movimento apartidário, pelo que a homenagem a José Manuel Fernandes foi decidida não pela sua cor política, mas pela pessoa que ele é, pelo seu mérito profissional e por tudo aquilo que fez ao longo da vida, e que fez o Rotary decidir que ele seria merecedor desta homenagem».

O nome de José Manuel Fernandes foi unanimemente escolhido pelos  membros do Rotary, depois de, em anos anteriores, terem sido homenageados outros nomes como o dermatologista Artur Sousa Basto; o empresário Fernando Torres, da Torrestir; Belmiro Lopes,  um dos fundadores do Grupo O Feliz; e João Paulo Martins, fundador da empresa Paularte.

Ana Paula Silva realça que as homenagens permitem angariar verbas para fins solidários, sendo que as receitas deste jantar de homenagem a José Manuel Fernandes reverterão a favor da Conquista Vontades- Associação dos Imigrantes Senegaleses em Portugal.