twitter

Finalistas convidados a «colorir o mundo de humanismo, esperança e paz»

Finalistas convidados a «colorir o mundo de humanismo, esperança e paz» galeria icon Ver Galeria
Fotografia DM

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 04 de maio de 2024, às 20:45

D. José Cordeiro, esta tarde, na missa da Bênção de Finalistas

O Arcebispo de Braga convidou esta tarde os alunos finalistas da Universidade do Minho e Universidade Católica de Braga a colorirem o mundo «de humanismo, esperança e paz». 


D. José Cordeiro, que falava na eucaristia de bênção dos estudantes finalistas, no Parque de S. João da Ponte, desejou que as «ferramentas» adquiridas ao longo dos anos de estudo e preparação «permaneçam no mundo, multiplicando-se como pão partido e repartido» para dar cor ao mundo. «A vossa responsabilidade é hoje abençoada pel’O companheiro de viagem de sempre, Jesus Cristo», vincou.


Um outro desafio deixado aos jovens pelo Prelado foi o de permanecerem com «coração de peregrino». «Sois peregrinos que, com um curso, quereis apenas servir mais e melhor», disse, citando o Papa Francisco, aquando das Jornadas Mundiais de Juventude, que se referiu à «imagem do peregrino» e à forma como esta espelha a conduta humana, «pois todos somos chamados a confrontar-nos com grandes interrogações que não têm resposta, não têm uma resposta simplista ou imediata, mas convidam a realizar uma viagem, superando-se a si mesmo».


D. José Cordeiro lembrou os presentes que «ninguém caminha parado» e que o dia de ontem é um «sinal claro que não quereis parar, que colocais os olhos no futuro». «Ninguém pede este momento se o objetivo fosse parar. Pelo contrário. Vejo no vosso olhar uma vontade de peregrinos, de entrar nesta nova etapa do mesmo caminho, do caminho de sempre, procurando superar-se a si mesmo», sustentou.