A Piscina do Parque da Ponte estará concluída a tempo de abrir as portas para esta época balnear. A garantia foi hoje dada pela maioria, em reunião de Câmara de Braga, apesar de ter sido aprovada mais uma prorrogação do prazo da obra. Já que no que respeita ao Túnel da Avenida as perspetivas são menos animadoras para os bracarenses que, tudo indica, não deverão poder usufruir da empreitada antes das festas do São João de Braga.
Na sequência da prorrogação de prazo da obra do Túnel da Avenida para o dia 18 de junho, o presidente da Câmara de Braga disse aos jornalistas que ainda «não é certo» que o Túnel da Avenida só abra depois do S. João, e desvalorizou a questão, afirmando que «em termos de operacionalidade não é algo que vá pôr em causa minimamente o funcionamento da cidade nessa altura».
«Está tudo a evoluir dentro daquilo que estava mais ou menos previsto. A obra poderá atrasar mais uma semana, menos uma semana, por questões de acertos finais, mas está, mais ou menos, alinhado com aquilo que inicialmente tínhamos previsto», afirmou, admitindo, contudo que «contratualmente, de facto, o empreiteiro estava inicialmente obrigado a terminar a obra até finais de maio, e neste momento, também contratualmente, ficou com legitimidade para acabar ligeiramente mais tarde».
O autarca bracarense justificou que «têm havido vários atrasos na cidade relacionados com questões atmosféricas, e nalguns casos, de fornecimento de materiais», sendo que, no caso do Túnel da Avenida, o atraso se deve ao segundo motivbo.
A situação motivou as críticas do vereador do PS, Artur Feio, que considerou este como «mais um exemplo de que as obras nunca terminam a tempo».
«Nestes três mandatos de Ricardo Rio há duas certezas: é que as obras nunca terminam a tempo e custam sempre mais dinheiro. O Túnel da Avenida só vai abrir depois do São João. O PS há um ano atrás dizia exatamente isso, que estas obras iriam apanhar dois anos de São João e aquilo que verificamos é que temos, infelizmente, razão», afirmou.
Já no que respeita ao Parque da Ponte, e apesar da prorrogação de prazos, Ricardo Rio assegurou, em declarações aos jornalistas, que a estrutura irá abrir para esta época balnear, apontando o final de maio, início de junho, como data prevista para final dos trabalhos.
«Não temos dúvida nenhuma que na época de verão a piscina estará a funcionar em pleno», assegurou.
Porém, a oposição socialista mantém as suas reservas acerca da abertura e garante que «não faz sentido andarmos a enganar-nos a todos».
«A piscina não vai abrir, muito provavelmente, este Verão. Aliás, nem datas sabem. Seguramente abrirá muito mais tarde. Aquilo que percebemos é que o final de maio, início de junho, será a conclusão dos trabalhos, mas também já percebemos que depois da conclusão dos trabalhos haverá um conjunto de outras tarefas, nomeadamente limpezas, enfim, reequipar todo aquele espaço para que ele possa funcionar», afiançou.