twitter

CERCI Braga abre jardim sensorial para o bem-estar de utentes e comunidade

CERCI Braga abre jardim sensorial para o bem-estar de utentes e comunidade galeria icon Ver Galeria
Fotografia Avelino Lima

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 29 de abril de 2024, às 15:33

Secretária de Estado para a Ação Social e Inclusão e presidente da Câmara de Braga elogiam projeto da instituição em Navarra

A CERCI Braga - Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos mais Incluídos inaugurou hoje, com a presença da secretária de Estado para Ação Social e Inclusão e do presidente da Câmara Municipal de Braga, um jardim sensorial e terapêutico em ligação com a natureza destinado aos seus utentes e à comunidade.

Apresentado como um «espaço inclusivo e inspirador», este jardim visa «proporcionar uma experiência imersiva e multi-sensorial e promover  bem-estar e a qualidade de vida dos jovens adultos com deficiência intelectual e da comunidade».

«Está adaptado às necessidades dos nossos jovens, principalmente aqueles que têm menos competências e passam mais tempo dentro da nossa estrutura. É um espaço agradável, estimulante que ficou ponto em três meses», descreveu na inauguração a presidente do Conselho Administrativo da CERCI Braga.

Vera Vaz acrescentou que o jardim está aberto também à comunidade e a outros públicos que queiram ir a Navarra fazer uma experiência sensorial em ligação com a natureza.

Neste jardim, com um toque oriental - foi financiado por uma empresa japonesa (a Fujitsu)- é possível tocar e ouvir instrumentos musicais e a água a correr, cheirar flores e ervas aromáticas, comer morangos, fazer experiências estéticas e artísticas diversas (escultura, pintura, teatro, dança), mas também meditar e entrar na dimensão da espiritualidade. 

A secretária de Estado, Clara Marques Mendes, felicitou a CERCI Braga por criar mais um projeto para melhorar a qualidade de vida e bem-estar das pessoas mais desfavorecidas e suas famílias e da comunidade.

A governante deixou o compromisso de que no exercício das suas funções estará «sempre atenta e  próxima» e será «a voz dos anseios» das instituições sociais que trabalham para «melhorar a vida das pessoas».

Também o presidente da Câmara de Braga deixou uma palavra de apreço à Instituição, considerando que é um «excelente exemplo daquilo que uma instituição social deve ser».

«Acho muito interessante a maneira como este projeto foi sendo desenvolvido e mais interessante do que isso é o foco que a CERCI Braga tem na qualidade e no apoio aos utentes, nas mais diversas formas de intervenção na sociedade, nos muitos projetos em que tem estado envolvida, seja nos seus espaços, seja fora de portas», assinalou Ricardo Rio.