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Sistema de transporte integrado entre cidades do Quadrilátero já está em desenvolvimento

Sistema de transporte integrado entre cidades do Quadrilátero já está em desenvolvimento
Fotografia DR

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 19 de abril de 2024, às 16:35

2º Encontro Transnacional da Rede URBACT S.M.ALL

As cidades de Braga, Barcelos, Guimarães e Vila Nova de Famalicão estão cada vez mais perto de beneficiar de um sistema integrado de transportes que abrangerá toda a área geográfica do Quadrilátero Urbano. A ideia, que vem sendo desenvolvida há vários anos, beneficiou da aprovação de uma candidatura no último quadro comunitário e encontra-se agora em fase de desenvolvimento,  consistindo na harmonização ao nível de tarifários e numa bilhética devidamente integrada.

A informação foi avançada hoje pelo presidente da Câmara de Braga, à margem da mesa redonda que decorreu no Hotel Mercure, no âmbito do 2º Encontro Transnacional da Rede URBACT S.M.ALL realizado para revelar algumas das boas práticas dos municípios do Quadrilátero e debater soluções e modelos de mobilidade sustentável e inclusiva sobretudo nas deslocações casa-escola na Europa.

No final da mesa-redonda, em declarações aos jornalistas, Ricardo Rio  abordou as vantagens que um sistema integrado deste género, na área geográfica do Quadtilátero poderia representar, em duas dimensões diferentes:  uma dimensão, mais económica, que consiste na criação de um sistema mais harmonizado e integrado dos tarifário; e uma componente operacional, nomeadamente a bilhética, não fazendo sentido harmonizar tarifários se a bilhética não estiver devidamente integrada.

«Nós, no Quadrilátero, e ligando as duas comunidades intermunicipais já fomos desenvolvendo esse projeto e temos uma candidatura que foi aprovada no quadro anterior e que se encontra em fase de desenvolvimento. Espero que, dentro de algum tempo, possamos colocar em prática este sistema», afirmou.

Segundo o edil bracarense esta estratégia de mobilidade sustentável integrada no território envolveria os Transportes Urbanos de Braga (TUB), os transportes municipais de Barcelos, Famalicão e Guimarães, a Transdev (que é o operador de transportes da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) e os concessionários da Comunidade Intermunicipal do Ave- CIM Ave.

Um eventual alargamento deste sistema ao Alto Minho e ao distrito do Porto teria que ser feito de forma gradual, salvaguardando as questões contratuais pré-existentes.

«Eu considero, aliás, que este modelo de gestão dos transportes não é, porventura, o melhor e que dentro de curto prazo teremos que transmitir ao Governo que, porventura, faria muito mais sentido haver uma integração regional. Haver proximidade é muito útil, mas haver uma fragmentação tão grande dos sistemas de transporte e das concessões acaba por criar muitas dificuldades», defendeu, acrescentando que «seria vantajoso existir uma maior base de planeamento e de articulação do sistema de transportes, independentemente da diversidade de operadores que pudessem existir em cada um dos territórios».

Durante a sua intervenção no  2º Encontro Transnacional da Rede URBACT S.M.ALL Ricardo Rio afirmou que a sustentabilidade ao nível dos transportes exige «coragem e bom senso cívico».

«A situação atual é insustentável. Nós não podemos continuar a aumentar o número de viaturas. Todas as famílias têm um ou mais carros em função das suas dimensões e isso é incomportável do ponto de vista das infra-estruturas e  ambiental e terão que ser criadas soluções que reduzam esta utilização massiva do automóvel, com estímulos para a utilização dos meios de transportes suaves e medidas desincentivadoras desta mesma utilização»  , afirmou.

Durante a sessão foram também abordados , por parte de Ricardo Rio, exemplos de boas práticas que vêm sendo implementadas em Braga para dar resposta aos principais desafios nas deslocações casa-escola, sendo o grande objetivo da URBACT a criaçao de u, plano regional de mobilidade sustentável focado no transporte de crianças.