Arrancou esta manhã de Braga mais um camião, o vigésimo desde o início da guerra, com 24 toneladas de ajuda humanitária. A ajuda está destinada para vários locais da Ucrânia como a Lviv, nomeadamente para apoio a pessoas com deficiência, aos bombeiros de Kherson, a órfãos que estão em famílias de acolhimento em Ivano – Frankivsk, e a um Centro de acolhimento de deslocados internos em Dnipro, entre outros outros da linha da frente, como Kramatorsk.
Neste carregamento, não só estão roupas, alimentos e outros bens destinados a humanos como também para animais afirma Abraão Veloso, presidente do Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano em Braga.
Também Fernando Torres, administrados da Torrestir admite que “este é o melhor transporte que faz”, afirmando que faz questão de apoiar causas como estas.
“Queremos expressar a nossa profunda gratidão a todos os que deram donativos, que sempre se demonstrarajm solidários com a Ucrânia e a todas as empresas que ajudaram a recolher esses donativos e associações...não é só material mas esperança para os ucranianos que estçao lá (na guerra)”, referiu Kalyna Goyan, ucraniana e envolvida na organização. Os bens enviados foram recolhidos durante a Campanha “AMA a Ucrânia” destinada a angariar alimentos, medicamentos, e agasalhos, (AMA) que foi realizada em parceria com a empresa municipal InvestBraga durante a feira AGRO 2024 – Feira de Agricultura, Pecuária e Alimentação, realizada de 21 a 24 de março na cidade.