twitter

Procissão dos Rosários leva às ruas fé e orgulho da população de Padim da Graça

Procissão dos Rosários leva às ruas fé e orgulho da população de Padim da Graça
Fotografia DM

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 07 de abril de 2024, às 17:36

As festas contaram também com muita animação, música e nomes sonantes como Quim Barreiros e Mickael Carreira

A majestosa Procissão dos Rosários levou hoje a fé e a tradição às ruas de Padim da Graça, reforçando a componente religiosa de uma festa que, na sexta-feira 5 de abril, e no sábado 6, primou por um programa musical que contou com nomes tão sonantes como Quim Barreiros e Mickael Carreira.

Nas imediações da capela, não faltaram as tendas e as tasquinhas de comes e bebes, numa festa que ficou também marcada pela música filamónica e pela música popular, nomeadamente com a presença da Banda Marcial de Fermentelos, da Banda de Música de Antas, do Grupo Folclórico de S. Martinho de Tibães e do Grupo Folclórico de Cabreiros.

Entretanto, hoje de manhã, a devoção à Senhora da Graça falou mais alto e “espalhou-se” pelas ruas da freguesia, num desfile religioso que contou com centenas de figurantes, entre adultos e crianças, e um conjunto de andores bem ornamentado, com destaque para o da Senhora das Graças.

O presidente da Junta de Freguesia de Padim da Graça, Nuno Silva, salienta que estas festividades «orgulham muito as gentes de Padim da Graça», que fazem um esfoço para melhorar de ano para ano.

Organizadas por uma Comissão de Festas, as festividades contam com o apoio logístico da Junta de Freguesia de Padim da Graça, que entre outros aspetos, cede, ao longo de todo o ano, o espaço onde se realizam os eventos para angariar fundos para as festividades que coincidem sempre com a celebração da Pascoela.

«É uma festa que nos orgulha, um momento de união, que junta aqui milhares de pessoas das freguesias vizinhas e de todo o concelho, que vêm participar da nossa alegria. A presença do Arcebispo de Braga  também veio atribuir ainda mais importância à celebração de hoje», afirmou o autarca.

Lembrando que a Procissão dos Rosários tem cerca de um quilómetro e meio de extensão, Nuno Silva destacou a presença dos cinco andores e de muitos figurantes e elementos da Comissão de Festas, que fazem parte do cortejo religioso.

Todos os anos é eleita uma nova comissão composta por 12 elementos, que trabalha pela causa ao longo de um ano, tendo ontem, no final da eucaristia, sido nomeados os elementos que, caso aceitem a responsabilidade, irão compor a próxima comissão de festas.

«A nomeação não é vinculativa, mas normalmente todos levam muito a sério esta responsabilidade porque se trata de uma tradição muito enraizada na comunidade. Os nomeados são homens e obrigatoriamente têm que ser casados. O orçamento para estas festas é muito grande, pelo que o esforço da Comissão é significativo, e as horas dispendidas também, mas a dedicação destas pessoas a esta tradição é ainda maior», explicou o presidente da Junta de Freguesia.

Nuno Silva realçou ainda a riqueza do cartaz musical deste ano e a consequente procura que houve por parte de vendedores ambulantes de doces, farturas e comes e bebes.

A Junta de Freguesia fez um esforço para corresponder a esta procura, proporcionando mais condições logísticas, nomeadamente a instalação de casas de banho e de espaços de estacionamento, de maneira a colher da melhor maneira quem vai trabalhar e quem vai para se divertir.