twitter

Musical sobre Anne Frank chega a Braga

Musical sobre Anne Frank chega a Braga
Fotografia Divulgação

Redação

Publicado em 03 de abril de 2024, às 10:18

No Altice Forum

O espetáculo "Anne Frank - O Musical" vai estar em Braga no próximo dia 12, no Grande Auditório do Altice Forum Braga. A peça de teatro da companhia Plateia d'Emoções, de Vila Nova de Gaia, conta com 16 atores em cena e o trabalho de um total de 30 profissionais de diferentes áreas técnicas.

Baseada no diário da jovem de origem judaica vítima do Holocausto, a peça é a primeira de envergadura em Portugal em formato de teatro musical, tendo por base aquele que é, talvez, o diário mais famoso do mundo. 

Com texto e letras originais de Hélder Reis, “Anne Frank – O Musical” apresenta a autora alemã “como nunca foi mostrada”, nas palavras de Fernando Tavares, fundador e diretor artístico da companhia, e não deixa de fazer um paralelismo no final para os atuais contextos de intolerância e conflito no mundo.

A peça - um hino à amizade, ao amor, à paz, à família e à esperança - desenvolve-se por 20 cenas musicadas e por 10 músicas originais, de uma impressividade e expressividade assinaláveis, com a assinatura de André Ramos. Além das colaborações desenvolvidas para musicais como “Fame”, “Scents of Light”, “Rent”, “Grease”, “Lion King” e “Jesus Christ Superstar” (de Filipe la Féria), o músico passou pela London Symphony Orchestra, Philharmonia Orchestra, London Arts Orchestra e Hong Kong Sinfonietta, e desenvolveu trabalho para os maestros John-Elliot Gardiner, Paul Daniel e Leif Segerstam, entre outros.

A cenografia dinâmica da obra reconstitui o anexo secreto (hoje casa-museu) onde Anne Frank se refugiou durante mais de dois anos, em Amsterdão, juntamente com mais sete pessoas, representadas por outros tantos jovens valores do teatro nacional.

Criada em 2011, a Plateia d’Emoções especializou-se em 2015 em teatro musical. A companhia desenvolve uma média de 150 espetáculos por ano (para uma mão cheia de produções teatrais). 

“Queremos cultivar o hábito de ir ao teatro e é por isso, também, que não levamos as nossas peças às escolas, mas sim a instalações com todas as condições técnicas para a arte cénica desenvolver-se com a qualidade que os públicos merecem”, enfatiza Fernando Tavares.

Os bilhetes já estão disponíveis em Ticketline.