twitter

Casal de Braga "leva a casa" ao Brasil e quer percorrer as Américas sobre quatro rodas

Fotografia Arquivo pessoal

Thiago Correia

Publicado em 27 de março de 2024, às 19:09

Joel e Dani partem para nova aventura e vão contar tudo no Instagram

Um jovem casal de Braga, formado pelo português Joel Silva e a brasileira Danielle Campos, que sempre estão na companhia da cadela Zoe, que vive há pouco mais de um ano numa autocaravana e estava a rodar a Europa, resolveu aceitar outro desafio, agora vai para as Américas, e tem o famoso Guinness Book, o livro dos recordes, como uma meta.

Primeiramente, a ideia de viver para uma autocaravana surgiu por causa da crise imobiliária. Resolveram comprar um destes veículos e viviam a percorrer Portugal. Depois veio o desejo de ir para fora de portas,  viajar pela Europa, o projeto arrancou há cerca de um ano, e o objetivo era passar por 50 países.

No entanto, o casal se deparou com alguns problemas na autocaravana devido à idade do veículo, definiram que era necessária uma reforma para que pudessem continuar a viajar e a viver dentro dela. Assim surgiu a nova aventura.

«A partir dessa questão pensamos em por que não fazer isso no Brasil e percorrer as Américas. E aí começamos a pesquisar qual seria a viabilidade disso e descobrimos que era possível», disse Joel ao Diário do Minho.

Rapidamente a ideia evoluiu. Já que estariam no Brasil, poderiam comemorar o casamento com a família da Danielle, e dar início à Rota Pan-Americana. Segundo eles, será o primeiro veículo de matrícula portuguesa com registo a realizar essa viagem, e depois pode ser feito um pedido para entrar no Guinness Book.

O primeiro passo vai ser levar a autocaravana para a Antuérpia, na Bélgica, no dia 12 de abril, e este vai por via marítima para o Uruguai no dia 19.

«E um preço bem chato e complicado, existia a opção de enviar diretamente do Porto de Leixões até Santos, mas ficava o dobro do valor que temos», explica Joel.

O casal regressa a Portugal, parte de avião para o Brasil, e depois vai buscar a autocaravana no Uruguai.

Depois de regressar novamente ao Brasil, vai ser a vez de reformar o veículo. As obras devem começar em julho e terminar em agosto. O casamento vai ser em setembro, fazem algumas viagens pelo Brasil, e em outubro seguem para Ushuaia, na Argentina, e enfim arrancam para a Rota Pan-Americana.

Esta rodovia conta com 30 mil quilómetros, passa por 14 países, e é considerada a maior do mundo. Começa no sul da Argentina e vai até ao Alasca, nos Estados Unidos. No entanto, pressa não vai fazer parte do vocabulário do casal. 

«Queremos nessa nova temporada fazer uma viagem mais demorada, passando mais tempo nos lugares para que possamos conhecer melhor os locais não tão turísticos e estarmos mais imersos nas culturas locais» conta Joel.

Durante os meses a percorrer a Europa, Joel e Dani encontraram algumas dificuldades, principalmente com problemas mecânicos, e contaram tudo nas redes sociais. O casal teve mesmo que passar um Natal bem diferente do que o planeado.

«Ficamos sem travões em uma estrada super perigosa na Grécia, o que acabou por fazer com que passássemos o Natal parados em uma oficina. Passamos alguns dias complicados devido ao frio extremo também, que acabou danificando o boiler e o nosso aquecedor. O que nos deixou um pouco traumatizados de viajar no inverno», conta.

Mas também os pontos positivos são muitos, e também estão no Instagram da aventura. 

«Conhecemos paisagens espetaculares, pessoas incríveis e aprendemos imenso sobre outras culturas. Descobrimos que gostamos muito de viajar de autocaravana pois nos permite ter uma liberdade e flexibilidade para escolher onde ir, o que fazer sempre que quisermos. Adoramos a praticidade de ter sempre a nossa casa junto connosco nos lugares mais inusitados do continente», disse.

As metas do casal são para longo prazo. Além da Rota Pan-Americana, Joel e Danielle querem terminar a outra metade dos países europeus, e quem sabe expandir para Ásia ou África.