twitter

Festas de S. João de Braga 2024 terão como grande tema as tradicionais “Rusgas”

Festas de S. João de Braga 2024 terão como grande tema as tradicionais “Rusgas”
Fotografia DM

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 23 de março de 2024, às 13:30

Arruada no Mercado Municipal e no centro histórico lembrou que só faltam três meses

Hoje houve “cheirinho” a cravos, a rosas e a flor de laranjeira, em algumas ruas do centro de Braga Braga, numa arruada que deixou no ar o aroma sanjoanino em pleno mês de março para deixar o “lembrete” de que precisamente de hoje a três meses as Grandiosas Festas de S. João regressam a Braga em toda a sua plenitude.

A Associação de Festas de S. João de Braga, acompanhada por voluntários,  por elementos da Equipa Espiral e pelo próprio presidente da Associação de Festas de S. João de Braga, Firmino Marques, protagonizaram uma arruada por algumas das ruas do centro histórico, onde não faltaram os cestos com ervas de cheiro, que tradicionalmente são distribuídas pela cidade no dia do Cortejo Sanjoanino.

Com passagem pela Praça - Mercado Municipal, onde não faltaram a animação e a alegria sanjoaninas, o evento constituiu uma oportunidade para anunciar que “As Rusgas” serão o tema em destaque nas festividades deste ano.

Trata-se assim de uma oportunidade para homenagear os grupos que, na noite de 23 de junho, percorriam a Avenida da Liberdade em cortejo até à Ponte de S. João, bem como os grupos  que hoje se foram espontaneamente, bem como os grupos etnográficos que, na atualidade, se responsabilizam por perpetuar esta tradição.

O presidente da Associação de Festas de S. João, Firmino Marques, afirmou que o grande objetivo deste evento, que acontece a poucos dias da Semana Santa, outra celebração única da cidade de Braga, «é precisamente lembrar que só faltam três meses».

«Cá estamos, com muito orgulho, a manter a tradição e a fazer do S. João a festa mais tradicional, mais participada e mais popular de Portugal», argumentou.

Lembrando que o Cortejo das Rusgas acontece precisamente na noitada de São João, enquanto manifestação de alegria, cultura e história bracarenses, Firmino Marques sustentou que foi pela sua importância para a tradição sanjoanina em Braga, que o tema foi escolhido para as festas 2024.

«No ano passado enaltecemos as Bandas Musicais e este ano elegemos as rusgas, que de forma voluntária se constituem, bem como os grupos que institucionalmente se formam para dar continuidade à tradição», contou.

A poucos dias da Semana Santa e da Páscoa foi esta a «mensagem de alegria, satisfação e convite  à participação» deixada pela Associação de Festas de São João de Braga, visando, de modo especial, «homenagear este ano as rusgas em toda a sua plenitude».